quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sites de busca alternativos

Você sabia que, de acordo com pesquisas de mercado recentes, mais de 99% das pesquisas online são realizadas apenas por quatro gigantes: Google, Ask, Yahoo e MSN, que usa o motor Bing para suas pesquisas - ou vice-versa, como queiram.

Se você é como eu e navega pelo Chrome, provavelmente você realiza suas buscas pelo próprio navegador, ou seja o Google. Há quem diga que o "Google é a internet". O fato é que estamos tão satisfeitos com os buscadores que utilizamos que não paramos para pensar "vou usar outro site de buscar para procurar isto".

Pensando nisso fiz uma breve "busca por sites de buscas" - com ajuda, claro, do Google e Bing e encontrei um site que considero, até agora, interessante. O Stumbleupon é um site de "descobertas" meio rede social, que faz você descobrir novos sites de acordo com seu gosto.

Ainda estou descobrindo esta nova ferramenta, mas já foi o suficiente para buscar outras alternativas., nem que seja só para conhecer. E aqui segue algumas dicas curiosas.

Cha-cha: Este site funciona como um sistema de perguntas e respostas. Mais ou menos aos moldes do Yahoo respostas, mas com uma interface mais amigável. Todos podem perguntar e todos podem responder. Bastar colocar sua pergunta (em inglês) e, logo, uma ferramenta irá te encaminhar para uma resposta automática. Se não for suficiente você pode refinar sua busca com outros sites de busca.

Quintura: A grande sacada deste sistema é realizar uma busca chamada de 3D. Quando você inicia uma busca, além dos locais encontrados, este site também fornece uma lista de tópicos associados, que permite você refinar sua busca de forma mais eficiente.

Liveplasma: Uma ferramenta bem interessante - para quem mora nos EUA e Europa - que poderia ser desenvolvida por aqui. O objetivo deste site é fazer o internauta descobrir novas músicas, filmes e livros. Você digita o nome de uma banda, por exemplo que gosta e, numa espécie de mapa (muito bem feito) a ferramenta apresenta similares. Ótimo para tentar conhecer músicas novas, ou novos livros e filmes. Só é uma pena que seja voltado ao público estadunidense e europeu. Também demorei um pouco para entender como a engine funciona, mas é uma ótima pedida.

Dogpile: Este na verdade não é um site de busca, mas de metabusca, ou seja, realiza uma busca em vários sites de busca ao mesmo tempo. É mais ou menos, um buscapé, só que de resultado de busca. Você digita o que quer, e a ferramenta de oferece o resultado dos quatros gigantes, citados acima.

Zuula: Este também é uma ferramenta de metabusca. A diferença para o de cima é que este apresenta umas abinhas, que você pode visualizar o resultado por site de busca. Vale ressaltar que até eu escrever este post, o Zuula ainda estava em versão beta.

Buscando, pesquisando, conhecendo e perdendo horas conhecendo novos sites de busca, ainda acho que os BIG FOUR que captam 99% dos usuários dificilmente perderão espaço para outros. Acho que as alternativas são sites de busca temáticos, como o Liveplasma. Outra alternativa interessante são os sites que realizam uma busca tipo 3D como o Quintura.

O Sumble também parece promissor, já que também tem um apelo social.

Para conhecer outras alternativas, leia esta excelente matéria que listou 100 sites de busca interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de ler

Posts indicados