sábado, 2 de fevereiro de 2013

O markting eleitoral de Campos Salles

É verdade que no início do Brasil República as eleições ainda exigiam pouco investimento em comunicação e campanhas políticas. As eleições ainda eram decididas basicamente em acordos e áreas de influência. Ainda assim podemos destacar algumas iniciativas interessantes que podemos identificar como início do marketing eleitoral no país.

Como já vimos anteriormente, um político importante no desenvolvimento político do país foi Prudente de Morais, que disputou as eleições de 1884, na qual foi eleito presidente do Brasil. Alguns anos mais tarde, outro candidato deu mais passo importante, se envolvendo com a imprensa e mantendo boas relações com ela.

Em 1898, Campos Salles foi eleito presidente do Brasil. Se você já ouviu falar da política "café com leite", então você deve saber que foi Campos Salles que desenvolveu e iniciou tal política.

O sucessor de Prudente de Morais também soube utilizar bem a seu favor os discursos, sua imagem e a mídia da época, criando uma imagem quase heroica do candidato. Se funcionou? Nas eleições de 1898 Campos Salles obteve mais de 90% dos votos.


Comunicação
Em sua campanha, além dos atos diplomáticos, como reuniões e acordos com lideranças, Campos Salles utilizou amplo material de divulgação de seus feitos e suas propostas. Distribuiu panfletos, jornais e cartões para o eleitorado.

Além das medidas comuns, como discurso apurado, boa apresentação e bom uso das palavras, o candidato também se preocupou em divulgar manifestos e artigos políticos, levando a população a conhecer melhor o candidato, levando a acreditar que era ele mais experiente e preparado que seu rival Lauro Sodré.

Além de suas propostas, divulgava seu passado como líder na Guerra de Canudos, e todos os seus feitos políticos, pois possuía um grande currículo na área. Entre os feitos está a instituição do casamento civil e colaboração na elaboração do Código Civil na República e ainda substituiu o antigo Código Penal do Império por um mais novo e democrático Código Penal republicano.

Divulgando panfletos e enviando cartas ao eleitorado, em especial aos "coronéis" e aos, que chamamos hoje, líderes de opinião, conquistando assim a preferência daqueles que possuíam mais poder de persuasão e influência nos colégios eleitorais.

No ano das eleições, divulgou amplamente o sua proposta de governo. Outra ação que lhe rendeu prestígio foi a fundação do Club Republicano de Campinas.

Mesmo quando deixou a presidência soube usar o marketing eleitoral para ajudar e eleger seu sucessor, Rodrigues Alves, mais uma vez utilizando a imprensa e levando-o em inúmeras inaugurações e reuniões com eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também vai gostar de ler

Posts indicados