segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Evolução do marketing político. Parte 01

Falar de estratégia de marketing em campanhas eleitorais sempre levanta pontos interessantes e curiosos. No ano passado vivenciamos as eleições municipais e pensei em postar alguns textos sobre o assunto. O tempo passou rápido e outros assuntos me vieram à mente.

A partir de hoje, pretendo colocar alguns textos que possam mostrar como o marketing político, ou eleitoral, evoluiu no Brasil no decorrer dos anos,chegando ao nível que se encontra hoje. É evidente que as campanhas publicitárias em termos políticos no país ainda são fracas. Nada a ver com o nível publicitário do Brasil em geral. Se somos um país respeitável na área publicitária, não podemos dizer o mesmo quando falamos de marketing político. Ainda precisamos evoluir bastante, mas se comparado com campanhas anteriores, percebemos que estamos melhorando a um bom ritmo.

1884: Prudente de Morais
Podemos dizer que o terceiro presidente do Brasil foi quem deu o pontapé inicial no conceito de marketing político no Brasil.

Uma de suas ideias iniciais foi usar jornais para alcançar a população e mostrar aos eleitores seu trabalho já desenvolvido como "presidente de São Paulo" (governador da época). Até aí, nada de mais.

Uma das grandes sacadas de Prudente foi elaborar cartões de boas festas de fim de ano e distribuir para os eleitores. Além disso, também usava o telégrafo e uma lista de eleitores para se aproximar do eleitorado. Em 2012, alguns políticos ainda usaram a estratégia de ligar para os eleitores.

O grande trunfo de Prudente eram suas obras. Conhecido por grandes obras, apoiava-se nessas construções realizadas em São Paulo, em especial Piracicaba onde começou sua caminha política, para passar a imagem de um político inovador. Se oferecesse um Big Mac na campanha, diria que foi o ídolo de Paulo Maluf. Segue exemplo de um texto escrito por ele, pedindo verbas para suas obras. O texto é de 1865 e retirado de trabalho realizado por Adolpho Queiroz e Maurício G. Romanini, no Primeiro Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política.

As estradas que partem desta Cidade para Campinas, Capivary e outras localidades, exigem promptos reparos, visto que até algumas pontes e pontilhões estão arruinados e outros cairão, como acontece com a ponte sobre o ribeirão do Toledo na estrada d’esta cidade a de Campinas, e havendo no orçamento provincial verbas decretadas para essas estradas por isso esta Câmara roga a V. Exa. (...).

Ações de comunicação
Com apresentações frequentes, sabia ser carismático para atrair eleitores. Além disso, sempre que possível visitavas inúmeras cidades à cavalo. Poucos políticos tinham essa disposição para visitar cidades à cavalo. Isso lhe rendeu uma imagem de político preocupado com o país e com as cidades além das capitais.

Prudente de Morais organizava seus discursos e todas as palavras eram medidas, passando a imagem de um político sério e ético. Passava valores de ética e ressaltava suas metas cumpridas e compromissos assumidos. Sempre discursava com garra e emoção, comovendo os espectadores.

Também contou como trunfo o apoio internacional e o uso da contrapropaganda. Como presidente enfrentou alguns problemas, mas com um discurso bem elaborado, conseguia manter boas relações com os eleitores e com a imprensa na época.

Assim o marketing político dava seus primeiros passos no país. Nos próximos posts voltaremos ao assunto.

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