quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como Castelo Branco promoveu militarismo com seu marketing político

Vamos falar mais um pouco sobre marketing político. No último post sobre o tema, abordamos o genial Jânio Quadros. O político de hoje será o cearense Castelo Branco, pois utilizou alguns recursos de marketing político bem interessantes, como o apoio da Rede Globo para instalar o regime militar.

Castelo Branco foi fundamental no golpe de 64 que depôs João Goulart e promovendo Mazzili para presidente, dando início ao governo militar no país. Na campanha eleitoral de 1964, o militar precisou se concentrar em ganhar aliados políticos, uma vez que as eleições foram indiretas. Ele foi o primeiro presidente do golpe militar.

Para ser eleito, obteve 361 votos, mais de 98% do total. Os outros dois candidatos receberam apenas cinco votos, somados. Abstenções e não comparecimentos somaram 109 "não votos".

Governo Militar
Por motivos óbvios, Castelo Branco enaltecia o governo militar. Em seus discursos e reuniões, a organização e a seriedade militar eram sempre vistos com bons olhos e como uma forma eficiente de se liderar, portanto era um modelo a ser seguido pelo governo federal.

Se, por um lado, não precisou fazer campanha para a população, por outro, precisava passar uma imagem forte e positiva do novo método de governo.

Amigo da mídia
Percebendo a força da mídia para criar uma boa imagem do governo, Castelo Branco se preocupou em cativar pessoas ligadas às mídias para ficar em evidência. Conquistando aliados jornalistas e empresários, sempre conseguia entrevistas e matérias de destaque.

A prática de se tornar 'amigo' de repórteres ainda é comum nos dias de hoje - e provavelmente sempre será. Políticos que não tenham boas relações com a imprensa estão fadado ao fracasso. No entanto, jornalistas dispostos a manter estreita esta relação estão a um passo do desastre.

Outra 'sacada' do ex-presidente foi conquistar o apoio do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais.

As pesquisas eleitorais são, sabidamente, um importante fator na campanha eleitoral. Amplamente estudada pela Teoria da Espiral do Silêncio, as pesquisas eleitorais podem ter uma forte influência na decisão do voto, como desmembrado pela teoria do Knowledge Gap.

Globo apoia ditadura
Como se sabe, a rede Globo apoiava a saída de João Goulart e a implantação do sistema de regime militar. O vínculo de amizade entre as organizações Globo e os militares favoreceu o golpe militar e fez parecer que o Brasil entraria numa era de democracia.

Com a mídia a seu favor, o governo de Castelo Branco (e dos militares em geral) propagava que Jango pretendia instalar o comunismo no país e a saída era um novo governo apoiado pelos militares.

Comprando Utilizando a mídia a seu favor, Castelo Branco mostrou que a proximidade do político com os veículos de comunicação pode ser um  fator decisivo numa eleição.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Alinhe os elementos de seu design

Voltando a falar um pouco sobre o genial livro "Design para quem não é design" hoje quero escrever um pouco sobre a importância do alinhamento dos elementos numa peça gráfica.

No meu primeiro post sobre o assunto, eu escrevi sobre o item 'proximidade'. Foi o primeiro de quatro princípios básicos para quem deseja criar cartazes, cartões, banner ou qualquer outro tipo de elemento gráfico com mais profissionalismo.

O que é alinhamento ?
Entender este item é muito fácil. Certamente você já escreveu no @Word. Lá, você escolhe se deseja alinhar seu texto à esquerda, direita ou centralizado. Assim, todo o texto segue um padrão.

Clique na imagem ao lado (retirado do livro citado acima) para perceber melhor como o alinhamento é importante.



Você não pode sair colocando as coisas no cartaz (ou cartão) de qualquer forma. Os olhos se perdem e fica muito difícil achar as informações que queremos. Seguindo um padrão, nossos olhos ficam mais confortáveis para encontrar o que queremos.

O alinhamento pode parecer simples, mas é importante ressaltar que alinhando elementos semelhantes, facilitamos o entendimento da peça e torna mais fácil alguém encontrar as informações necessárias.

Um erro comum de quem não entende de design é centralizar tudo. Colocar texto, imagem e tudo mais centralizado parece ser seguro e garante uma zona de conforto em quem elabora a peça gráfica, mas muitas vezes cria um elemento horrível.

Não significa que não se deva centralizar nunca, mas é importante que você abra a mente para novas possibilidades. Comece a perceber como as figuras e cartazes alinham seus elementos.

Vale ressaltar que em textos longos, o ideal é utilizar apenas um alinhamento. Evite colocar um bloco centralizado, outro à esquerda e as figuras à direita. Isso vai parecer que os elementos foram puramente jogados na página.

Em raros casos, como capas que dispõem de muitas informações, até é inevitável utilizar alinhamentos diversos, use o bom senso de criar uma unidade entre os elementos próximos.

Ainda falando de textos, os jornais, em sua maioria, utilizam o texto "justificado". Ao usar este alinhamento tome cuidado para que o espaço entre as letras não crie 'brancos' indesejáveis.

Ainda precisamos falar de proximidade e repetição. Mais dois elementos importantes para quem deseja criar um design mais interessante.

domingo, 10 de março de 2013

Getúlio Vargas revoluciona marketing político no Brasil

Vamos voltar a falar sobre a história do marketing político no Brasil. Em eras remotas, Prudente de Moraes e Campos Salles deram boas mostras de como uma postura pode decidir uma eleição, mas sem dúvidas alguma o grande marco do marketing político brasileiro foi Getúlio Vargas.

Sabe-se que naquela época as eleições não eram "simples" e diretas como as de hoje e inúmeros fatores e eventos contribuíram para a eleição de Getúlio Vargas, mas o objetivo deste blog não é esclarecer a história, mas estudar o marketing e é a isso que me aterei.

Nos anos 30, o candidato mudou a forma de se fazer política. Ao contrário dos candidatos anteriores, Getúlio sabia que apenas distribuir panfletos e andar pelas cidades já não eram suficientes - em outras épocas isso foi decisivo - e ele teria que investir em algo mais para ser eleito.

Rico material
Getúlio extrapolou todas as expectativas distribuindo materiais com sua figura por todos os lados e nos objetos mais impensáveis. Vargas distribuiu batons, chaveiros, jogos de jantar, talheres e uma série de outros objetos com sua efígie. Além, é claro, dos materiais tradicionais como panfletos, jornais e cartazes.

Para fortalecer a imagem de um candidato comprometido com a nação, Getúlio sempre posava ao lado da bandeira nacional. Em seus discursos e comícios era comum vê-lo beijando o estandarte.

Vargas também investiu em documentários produzidos para o cinema e para a televisão. Era claro sua postura inovadora e sua capacidade de passar a imagem de uma pessoa dedicada com o povo. Outra postura importante era seus discursos transmitidos por rádio durante a Hora do Brasil.

Postura
O candidato sempre se mantinha próximo à classe operária e usava a expressão "trabalhadores do Brasil" como slogan em seus discursos. Sempre apresentava-se como homem do povo e favorável às classes menos favorecidas.

Outra atitude importante, que demonstra como o presidente valorizava a propaganda, foi a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).

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