
1884: Prudente de Morais
Podemos dizer que o terceiro presidente do Brasil foi quem deu o pontapé inicial no conceito de marketing político no Brasil.

Uma das grandes sacadas de Prudente foi elaborar cartões de boas festas de fim de ano e distribuir para os eleitores. Além disso, também usava o telégrafo e uma lista de eleitores para se aproximar do eleitorado. Em 2012, alguns políticos ainda usaram a estratégia de ligar para os eleitores.
O grande trunfo de Prudente eram suas obras. Conhecido por grandes obras, apoiava-se nessas construções realizadas em São Paulo, em especial Piracicaba onde começou sua caminha política, para passar a imagem de um político inovador. Se oferecesse um Big Mac na campanha, diria que foi o ídolo de Paulo Maluf. Segue exemplo de um texto escrito por ele, pedindo verbas para suas obras. O texto é de 1865 e retirado de trabalho realizado por Adolpho Queiroz e Maurício G. Romanini, no Primeiro Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política.
As estradas que partem desta Cidade para Campinas, Capivary e outras localidades, exigem promptos reparos, visto que até algumas pontes e pontilhões estão arruinados e outros cairão, como acontece com a ponte sobre o ribeirão do Toledo na estrada d’esta cidade a de Campinas, e havendo no orçamento provincial verbas decretadas para essas estradas por isso esta Câmara roga a V. Exa. (...).
Ações de comunicação
Com apresentações frequentes, sabia ser carismático para atrair eleitores. Além disso, sempre que possível visitavas inúmeras cidades à cavalo. Poucos políticos tinham essa disposição para visitar cidades à cavalo. Isso lhe rendeu uma imagem de político preocupado com o país e com as cidades além das capitais.
Prudente de Morais organizava seus discursos e todas as palavras eram medidas, passando a imagem de um político sério e ético. Passava valores de ética e ressaltava suas metas cumpridas e compromissos assumidos. Sempre discursava com garra e emoção, comovendo os espectadores.
Também contou como trunfo o apoio internacional e o uso da contrapropaganda. Como presidente enfrentou alguns problemas, mas com um discurso bem elaborado, conseguia manter boas relações com os eleitores e com a imprensa na época.
Assim o marketing político dava seus primeiros passos no país. Nos próximos posts voltaremos ao assunto.