sexta-feira, 10 de maio de 2013

Novas mídias e desafios para a Publicidade


A evolução das mídias transformou o comportamento do consumidor. Antes passivo, agora muito mais participativo, exigente e engajado. O ramo da Publicidade deixou de ser um serviço de grande oferta para se tornar um serviço de grande demanda. Existem 'zilhões' de oportunidades, mas, na contra mão, o desafio é maior. 

Prender o interesse do consumidor nos tempos modernos é muito mais difícil, pois é muito mais fácil o receptor perder o interesse pela mensagem nos primeiros segundos. O desafio da nova Publicidade é encontrar formar de fazer o consumidor se interessar pela propaganda a ponto de se concentrar por um período suficiente para captar a mensagem e ainda se engajar.

A pressão de prender o receptor sempre existiu, e sempre vai existir. Trocar de canal, de estação, ou virar a página sempre foram atitudes que os publicitários queriam evitar de seu público.

Se antes as formas de se anunciar eram restritas, agora são quase infinitas. Pode-se anunciar nos aplicativos para smartphones, nas redes sociais, nos jogos online. Aliás, não basta anunciar, é preciso criar métodos de que o usuário utilize o conteúdo e ainda se envolva nisso, a ponto de distribuir com os colegas.

O aperfeiçoamento da rede mundial de computadores tornou o ramo da Publicidade mais exigente. Contar histórias não basta. É preciso ir além. É preciso prender o leitor e fazer que ele se interesse em divulgar a história.

Você gastaria tempo com isso?
O desafio dos publicitários dos tempos atuais é criar ferramentas (vídeos, blogs, aplicativos) que faça o consumidor querer gastar um tempo nisso. Criar um vídeo publicitário e jogar, por exemplo, no Youtube, não vai dar muito efeito se não for muito criativo, que estimule o emocional (comédia ou drama, por exemplo) que faça o internauta querer vê-lo mais que uma vez e ainda distribuir aos amigos da rede.

Criar aplicativos e jogos para smartphones, por exemplo, tem sido o novo boom. O desafio é justamente criar algo tão bom e inovador que faça o público perceber real utilidade, caso contrário, existe centenas de outras opções.

sábado, 4 de maio de 2013

O conceito 'repetição' é o que dá padrão ao design

A princípio, pode parecer uma ideia a se combater, mas a repetição, na verdade é um conceito importante para o design. Pois a repetição dá unidade, padrão, ao trabalho. Não estamos falando em repetir um elemento exaustivamente, mas dar um padrão.

É um dos quatros princípios básicos do design, de acordo com o livro de Robin Williams, 'Design para quem não é designer'.

Um exemplo fácil é o do Banco Itaú. Utilizando a cor laranja em suas campanhas, hoje associamos o banco à cor e vice-versa, pois existe uma repetição da cor em tudo o que o banco produz de comunicação visual.

Por exemplo: você, provavelmente, sempre que escreve um texto, coloca o título em letras maiores ou negrito. Isso é dar um padrão. Este é um exemplo básico, mas o trabalho profissional vai sugerir pequenos padrões, muitas vezes imperceptíveis aos leigos.

Acredito que essa técnica seja melhor assimilada pelas mulheres, que utilizam essa técnica, por exemplo, na maquiagem e nas roupas. Para o homem, pense na repetição como o uniforme de um time de futebol.

Vamos a um outro exemplo. Se você  lê com certa regularidade a Folha, Estadão ou um outro jornal, mesmo que se corte a parte de cima onde fica o nome do jornal, só de visualizar a página, provavelmente você saberá diferenciar uma página do Estadão da página da Folha. Porque cada um segue um padrão de linhas, cores, formas, estilos.

A ideia não é deixar tudo por igual, mas destacar os elementos diferenciais ou consistente.

A técnica de repetição também deve ser usada quando várias peças forem criadas (cartão, cartaz, folder). Você não vai usar fontes totalmente diferentes para folder e cartaz de um mesmo evento. Use as mesmas formas, cores semelhantes e até mesmo design bem próximos.

Utilizando um padrão de estilo, reforçando os elementos, dando consistência. Deve ser usada em materiais de muitas páginas ou quando várias peças foram produzidas.

Comece a reparar como jornais, livros e grandes empresas usam a repetição para dar unidade ao material. Evite apenas os exageros, que ofuscarão os destaques e podem arruinar o material.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Inevitável caminho da cobrança por conteúdo

Quando a internet deixou de ser uma curiosa ferramenta para se tornar uma ferramenta essencial, os jornais passaram a aderir ao novo formato com alguma ponderação.

Ainda não se sabia até onde o jornalismo online poderia chegar. Não se sabia ao certo se um dia o jornalismo online superaria o imprenso. Na verdade, ainda não se sabe.



Primórdios
Quando a internet começou a se popularizar, fim dos anos 90 e início dos anos 2000, as grandes empresas de jornais impressos apostaram em garantir a manutenção do conteúdo online apenas com a propaganda gerada por publicidade online.

Logo se viu que a receita gerada por anúncios online não era o suficiente para manter os novos recursos (e profissionais) necessários para a versão online se pagar.

Aos poucos, foi-se popularizando a possibilidade de cobrar por conteúdos exclusivos. Assinantes das versões impressas, logicamente, ficam dispensados de tal cobrança, mas os internautas que querem ter acesso irrestrito a todo o portal noticioso agora precisam pagar uma assinatura para isso.

Nova ordem mundial
Agora, no começo da primeira década do século 21, percebe-se que os rumos do jornalismo online começam a se desenhar para a cobrança por conteúdo exclusivo.

Os principais jornais americanos, como Washington post e The San Francisco Chronicle já cobram pelo acesso irrestrito. Na Europa, a tendência é irreversível.

Outro modelo adotado é o de cobrar após um determinado número de acessos, adotados pelo The New York Times, Estadão e a Folha. No modelo de A Folha, por exemplo, o leitor pode acessar até vinte conteúdos por mês, sem restrições. A partir disso é necessária uma cobrança.

Seja qual for o modelo, é evidente que os portais de notícias online não conseguem mais se manter apenas pela publicidade online. Uma receita extra é preciso. Cobrar pelo acesso, impensável há alguns anos, hoje é o melhor caminho.

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