Voltando a falar um pouco sobre o genial livro "Design para quem não é design" hoje quero escrever um pouco sobre a importância do alinhamento dos elementos numa peça gráfica.
No meu primeiro post sobre o assunto, eu escrevi sobre o item 'proximidade'. Foi o primeiro de quatro princípios básicos para quem deseja criar cartazes, cartões, banner ou qualquer outro tipo de elemento gráfico com mais profissionalismo.
O que é alinhamento ?
Entender este item é muito fácil. Certamente você já escreveu no @Word. Lá, você escolhe se deseja alinhar seu texto à esquerda, direita ou centralizado. Assim, todo o texto segue um padrão.
Clique na imagem ao lado (retirado do livro citado acima) para perceber melhor como o alinhamento é importante.
Você não pode sair colocando as coisas no cartaz (ou cartão) de qualquer forma. Os olhos se perdem e fica muito difícil achar as informações que queremos. Seguindo um padrão, nossos olhos ficam mais confortáveis para encontrar o que queremos.
O alinhamento pode parecer simples, mas é importante ressaltar que alinhando elementos semelhantes, facilitamos o entendimento da peça e torna mais fácil alguém encontrar as informações necessárias.
Um erro comum de quem não entende de design é centralizar tudo. Colocar texto, imagem e tudo mais centralizado parece ser seguro e garante uma zona de conforto em quem elabora a peça gráfica, mas muitas vezes cria um elemento horrível.
Não significa que não se deva centralizar nunca, mas é importante que você abra a mente para novas possibilidades. Comece a perceber como as figuras e cartazes alinham seus elementos.
Vale ressaltar que em textos longos, o ideal é utilizar apenas um alinhamento. Evite colocar um bloco centralizado, outro à esquerda e as figuras à direita. Isso vai parecer que os elementos foram puramente jogados na página.
Em raros casos, como capas que dispõem de muitas informações, até é inevitável utilizar alinhamentos diversos, use o bom senso de criar uma unidade entre os elementos próximos.
Ainda falando de textos, os jornais, em sua maioria, utilizam o texto "justificado". Ao usar este alinhamento tome cuidado para que o espaço entre as letras não crie 'brancos' indesejáveis.
Ainda precisamos falar de proximidade e repetição. Mais dois elementos importantes para quem deseja criar um design mais interessante.
segunda-feira, 25 de março de 2013
domingo, 10 de março de 2013
Getúlio Vargas revoluciona marketing político no Brasil
Vamos voltar a falar sobre a história do marketing político no Brasil. Em eras remotas, Prudente de Moraes e Campos Salles deram boas mostras de como uma postura pode decidir uma eleição, mas sem dúvidas alguma o grande marco do marketing político brasileiro foi Getúlio Vargas.
Sabe-se que naquela época as eleições não eram "simples" e diretas como as de hoje e inúmeros fatores e eventos contribuíram para a eleição de Getúlio Vargas, mas o objetivo deste blog não é esclarecer a história, mas estudar o marketing e é a isso que me aterei.
Nos anos 30, o candidato mudou a forma de se fazer política. Ao contrário dos candidatos anteriores, Getúlio sabia que apenas distribuir panfletos e andar pelas cidades já não eram suficientes - em outras épocas isso foi decisivo - e ele teria que investir em algo mais para ser eleito.
Rico material
Getúlio extrapolou todas as expectativas distribuindo materiais com sua figura por todos os lados e nos objetos mais impensáveis. Vargas distribuiu batons, chaveiros, jogos de jantar, talheres e uma série de outros objetos com sua efígie. Além, é claro, dos materiais tradicionais como panfletos, jornais e cartazes.
Para fortalecer a imagem de um candidato comprometido com a nação, Getúlio sempre posava ao lado da bandeira nacional. Em seus discursos e comícios era comum vê-lo beijando o estandarte.
Vargas também investiu em documentários produzidos para o cinema e para a televisão. Era claro sua postura inovadora e sua capacidade de passar a imagem de uma pessoa dedicada com o povo. Outra postura importante era seus discursos transmitidos por rádio durante a Hora do Brasil.
Postura
O candidato sempre se mantinha próximo à classe operária e usava a expressão "trabalhadores do Brasil" como slogan em seus discursos. Sempre apresentava-se como homem do povo e favorável às classes menos favorecidas.
Outra atitude importante, que demonstra como o presidente valorizava a propaganda, foi a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
Sabe-se que naquela época as eleições não eram "simples" e diretas como as de hoje e inúmeros fatores e eventos contribuíram para a eleição de Getúlio Vargas, mas o objetivo deste blog não é esclarecer a história, mas estudar o marketing e é a isso que me aterei.
Nos anos 30, o candidato mudou a forma de se fazer política. Ao contrário dos candidatos anteriores, Getúlio sabia que apenas distribuir panfletos e andar pelas cidades já não eram suficientes - em outras épocas isso foi decisivo - e ele teria que investir em algo mais para ser eleito.
Rico material
Getúlio extrapolou todas as expectativas distribuindo materiais com sua figura por todos os lados e nos objetos mais impensáveis. Vargas distribuiu batons, chaveiros, jogos de jantar, talheres e uma série de outros objetos com sua efígie. Além, é claro, dos materiais tradicionais como panfletos, jornais e cartazes.
Para fortalecer a imagem de um candidato comprometido com a nação, Getúlio sempre posava ao lado da bandeira nacional. Em seus discursos e comícios era comum vê-lo beijando o estandarte.
Vargas também investiu em documentários produzidos para o cinema e para a televisão. Era claro sua postura inovadora e sua capacidade de passar a imagem de uma pessoa dedicada com o povo. Outra postura importante era seus discursos transmitidos por rádio durante a Hora do Brasil.
Postura
O candidato sempre se mantinha próximo à classe operária e usava a expressão "trabalhadores do Brasil" como slogan em seus discursos. Sempre apresentava-se como homem do povo e favorável às classes menos favorecidas.
Outra atitude importante, que demonstra como o presidente valorizava a propaganda, foi a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
segunda-feira, 4 de março de 2013
Prova BNDES 2013
Realizei mais uma prova neste mês. Segue aqui o link para você estudar para futuros concursos públicos. Trata-se da prova organizada pela Cesgranrio, para o BNDES.
O link da prova é exclusivo para a área de Comunicação Social. Não postei a prova discursiva porque ainda não havia sido liberado o gabarito. Assim que o gabarito estiver disponível, posto as questões e as respostas padrões. A prova objetiva possui questões de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e específicas de Comunicação Social.
Link para a Prova CLIQUE AQUI
Link para o gabarito CLIQUE AQUI
O link da prova é exclusivo para a área de Comunicação Social. Não postei a prova discursiva porque ainda não havia sido liberado o gabarito. Assim que o gabarito estiver disponível, posto as questões e as respostas padrões. A prova objetiva possui questões de Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol e específicas de Comunicação Social.
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