Como no mês que vem eu vou me inscrever para mais um concurso publico, resolvi pesquisar mais algumas provas para estudar o material. No caso, como eu já havia feito a prova do BNDES em 2011, então eu ainda tinha algum material daquela ocasião; portanto, resolvi procurar alguma prova da organizadora - CESGRANRIO.
A prova tem algumas questões específicas sobre o estado de Rondônia, que julgo desnecessárias para o estudo, mas as questões de língua portuguesa e as específicas da profissão são muito boas.
Coloco aqui uma prova de 2008, feito para o Tribunal de Justiça de Rondônia. A prova foi baixada pelo site da PCI Concursos. Depois eu subi para o Scribd. Para ver o documento, não é necessário dar download - no entanto, baixar o arquivo é liberado, caso ache que seja melhor.
Segue links:
PROVA
GABARITO
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
Escambo nos jornais
Completando meu raciocínio sobre a ética jornalística, neste post termino o tema abordado em meu TCC de Jornalismo Político.
Para concluir a ideia, escrevi sobre a veiculação de matérias em troca de 'presentes'. Na cidade de Guarujá, onde atuei por três anos, a troca de presentes se resume em veiculação de anúncios publicitários. Se você agrada este ou aquele político, o camarada lhe consegue alguns patrocinadores para o jornal. Se for de situação, o mais almejado é o anúncio da Prefeitura.
Receber pequenos presentes como agendas, livros ou outros sem grande valor de fontes ou políticos é até aceitável, como escreve Franklin Martins (2011, p. 39). Mas o jornalista deve desconfiar quando passa a receber presentes mais caros, ou favorecimentos que outros colegas de trabalho não tenham.
Heródoto e Paulo Rodholfo criticam severamente profissionais que agem por favor financeiro (2003, -.21). “Negue tratamento favorável a anunciantes publicitários e aos chamados interesses pessoais”. Nem mesmo se publica matéria em troca de publicidade.
Os autores são claros aos declarar que (2003, p. 25) “fere a ética o jornalista que deixa o patrocínio afetar o conteúdo e a apresentação da notícia”. Essa relação de trocas de favores, além de comprometer a credibilidade do veículo, faz com que o jornal passe a ideia de que o editorial está à venda.
Outro ponto abordado no meu trabalho é que o jornalista não deve ceder à tentação de veicular matérias em troca de poder. Ele tem o dever de zelar pela sua independência e atitude crítica, resistindo às pressões a publicar, ou deixar de publicar, matérias por oferta de dinheiro, emprego ou outras vantagens.
No texto de Gerson Luiz Martins , publicado no site Observatório da imprensa, o autor denomina de pseudojornalismo essa prática de “extorsão econômica” nas relações entre imprensa e políticos. E é categórico ao declarar que estes “panfletos” não têm qualquer credibilidade entre a população. Para o autor, esses veículos não devem servir de referência para o jornalismo.
A relação estreita entre jornal e político se torna um fenômeno que Gerson Luiz Martins denomina de cúmplice e refém. Os políticos são cúmplices dessas publicações porque as financiam. Por outro lado são reféns, pois estão sempre sujeitos a extorsões. Enquanto houver políticos dispostos a financiar esta práticas, elas tendem a aumentar.
Voltando a falar de Franklin Martins, o autor comenta que os manuais dos grandes jornais oferecem uma boa norma de conduta ética (2011, p.32) .
Primeiro, porque resumem boa parte da experiência dos jornalistas diante das tentativas de sedução e cooptação, descendo a casos concretos e dúvidas específicas. Assim, fornecem um bom ponto de partida para agir em várias situações nebulosas. Segundo, os manuais de conduta servem como ótima desculpa para recusar propostas ou convites ambíguos sem parecer indelicado.
O autor também comenta que a prática de o jornal veicular informações em trocas financeiras, traz prejuízos à imagem do veículo, ainda que não imediatamente. “Se a empresa jornalística, por interesses econômicos ou políticos, decidir segurar uma notícia em determinado momento, pior para ela: a médio prazo, estará trombando também com o público”, Franklin Martins (2011, p.34).
Uma alternativa para o fim desta relação seria o surgimento, ou crescimento, de escolas de jornalismo na região.
Para concluir a ideia, escrevi sobre a veiculação de matérias em troca de 'presentes'. Na cidade de Guarujá, onde atuei por três anos, a troca de presentes se resume em veiculação de anúncios publicitários. Se você agrada este ou aquele político, o camarada lhe consegue alguns patrocinadores para o jornal. Se for de situação, o mais almejado é o anúncio da Prefeitura.
Receber pequenos presentes como agendas, livros ou outros sem grande valor de fontes ou políticos é até aceitável, como escreve Franklin Martins (2011, p. 39). Mas o jornalista deve desconfiar quando passa a receber presentes mais caros, ou favorecimentos que outros colegas de trabalho não tenham.
Heródoto e Paulo Rodholfo criticam severamente profissionais que agem por favor financeiro (2003, -.21). “Negue tratamento favorável a anunciantes publicitários e aos chamados interesses pessoais”. Nem mesmo se publica matéria em troca de publicidade.
Os autores são claros aos declarar que (2003, p. 25) “fere a ética o jornalista que deixa o patrocínio afetar o conteúdo e a apresentação da notícia”. Essa relação de trocas de favores, além de comprometer a credibilidade do veículo, faz com que o jornal passe a ideia de que o editorial está à venda.
Outro ponto abordado no meu trabalho é que o jornalista não deve ceder à tentação de veicular matérias em troca de poder. Ele tem o dever de zelar pela sua independência e atitude crítica, resistindo às pressões a publicar, ou deixar de publicar, matérias por oferta de dinheiro, emprego ou outras vantagens.
No texto de Gerson Luiz Martins , publicado no site Observatório da imprensa, o autor denomina de pseudojornalismo essa prática de “extorsão econômica” nas relações entre imprensa e políticos. E é categórico ao declarar que estes “panfletos” não têm qualquer credibilidade entre a população. Para o autor, esses veículos não devem servir de referência para o jornalismo.
A relação estreita entre jornal e político se torna um fenômeno que Gerson Luiz Martins denomina de cúmplice e refém. Os políticos são cúmplices dessas publicações porque as financiam. Por outro lado são reféns, pois estão sempre sujeitos a extorsões. Enquanto houver políticos dispostos a financiar esta práticas, elas tendem a aumentar.
Voltando a falar de Franklin Martins, o autor comenta que os manuais dos grandes jornais oferecem uma boa norma de conduta ética (2011, p.32) .
Primeiro, porque resumem boa parte da experiência dos jornalistas diante das tentativas de sedução e cooptação, descendo a casos concretos e dúvidas específicas. Assim, fornecem um bom ponto de partida para agir em várias situações nebulosas. Segundo, os manuais de conduta servem como ótima desculpa para recusar propostas ou convites ambíguos sem parecer indelicado.
O autor também comenta que a prática de o jornal veicular informações em trocas financeiras, traz prejuízos à imagem do veículo, ainda que não imediatamente. “Se a empresa jornalística, por interesses econômicos ou políticos, decidir segurar uma notícia em determinado momento, pior para ela: a médio prazo, estará trombando também com o público”, Franklin Martins (2011, p.34).
Uma alternativa para o fim desta relação seria o surgimento, ou crescimento, de escolas de jornalismo na região.
O assunto ética é, praticamente, inesgotável, mas levando em consideração o meu trabalho de conclusão de curso, já escrevi tudo o que poderia escrever. Em algum momento futuro volto a abordar o tema. Agora vou procurar outros assuntos para abastecer o blog.
Espero que eu possa ter dado uma boa prévia sobre a ética no jornalismo.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Tutorial Photoshop CS - Seleções de imagens
Nesta aula prática de Photoshop CS, eu explico um pouco sobre as ferramentas de seleções básicas. Com elas podemos escolher a área que vamos trabalhar.
Com algumas imagens básicas, podemos desenvolver pequenos trabalhos que já podem aparentar um desenvolvimento mais profissional.
Com as ferramentas de seleção, você poderá escolher, na imagem selecionada, a área que você quer trabalhar. Por exemplo, uma bola com o fundo branco, mas você quer pintar só o fundo branco, sem borrar a bola. Você pode selecionar só o fundo. Assim, se for pintar, ou fazer qualquer outra coisa, o resto da imagem não será alterada.
A ferramenta 'varinha mágica' é um coringa no programa. Esta ferramenta seleciona a área a ser trabalhada de acordo com a cor que você clicar. Por exemplo, um fundo cheio de tons de verde, no qual você só quer usar a parte mais clara. Você pode utilizar a ferramenta para selecionar a área necessária.
Com as opções de Tolerância e Adjacente, você ainda pode selecionar, o grau de tons que será selecionado e se a seleção incluirá todos os tons na imagem, ou só aquelas que estão adjacentes à imagem.
Cuidados iniciais e finais
Durante o vídeo também comento alguns dos cuidados que eu tenho quando começo e quando termino o trabalho.
Alguns dos cuidados iniciais envolvem o tamanho da imagem, o formato e suas características de cores.
Já nos cuidados finais, a minha dica fica para o formato da imagem e a confirmação da imagem a ser salva. Sempre se baseando em qual será a utilização da imagem.
Para imagens a serem usadas na internet, e-mail, blog, etc, sugiro resolução de 72. Já imagens a serem impressas, resolução de 100. Em ocasiões que serão feitos panfletos, jornais, revistas e outros trabalhos profissionais, sempre utilizei resolução 300.
Desenhos em geral podem ser salvas como GIF. Fotos e imagens de mais profundidade em JPEG. Imagens sem fundo, em PNG ou TIFF. Esses formatos também devem ser usado, preferencialmente, em trabalhos profissionais, como panfletos e jornais.
Com algumas imagens básicas, podemos desenvolver pequenos trabalhos que já podem aparentar um desenvolvimento mais profissional.
Com as ferramentas de seleção, você poderá escolher, na imagem selecionada, a área que você quer trabalhar. Por exemplo, uma bola com o fundo branco, mas você quer pintar só o fundo branco, sem borrar a bola. Você pode selecionar só o fundo. Assim, se for pintar, ou fazer qualquer outra coisa, o resto da imagem não será alterada.
A ferramenta 'varinha mágica' é um coringa no programa. Esta ferramenta seleciona a área a ser trabalhada de acordo com a cor que você clicar. Por exemplo, um fundo cheio de tons de verde, no qual você só quer usar a parte mais clara. Você pode utilizar a ferramenta para selecionar a área necessária.
Com as opções de Tolerância e Adjacente, você ainda pode selecionar, o grau de tons que será selecionado e se a seleção incluirá todos os tons na imagem, ou só aquelas que estão adjacentes à imagem.
Cuidados iniciais e finais
Durante o vídeo também comento alguns dos cuidados que eu tenho quando começo e quando termino o trabalho.
Alguns dos cuidados iniciais envolvem o tamanho da imagem, o formato e suas características de cores.
Imagem que criei com muita ajuda das ferramentas de seleção |
Para imagens a serem usadas na internet, e-mail, blog, etc, sugiro resolução de 72. Já imagens a serem impressas, resolução de 100. Em ocasiões que serão feitos panfletos, jornais, revistas e outros trabalhos profissionais, sempre utilizei resolução 300.
Desenhos em geral podem ser salvas como GIF. Fotos e imagens de mais profundidade em JPEG. Imagens sem fundo, em PNG ou TIFF. Esses formatos também devem ser usado, preferencialmente, em trabalhos profissionais, como panfletos e jornais.
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