sábado, 12 de maio de 2012

Pensamentos franceses sobre comunicação

Ao contrário do que aconteceu na Alemanha e Estados Unidos, não podemos dizer que na França existiu uma escola, no sentido, de Comunicação. O que a maioria dos autores levantam são os principais pensamentos de estudiosos franceses.

Trata-se de pessoas com pensamentos tão diferentes quanto intrínsecos. Seria uma raiz dos pensamentos alemães, mas que também têm alguma influência estadosunidense.

Podemos dividir a visão francesa sobre a comunicação em três categorias. A comunicação como fenômeno de dominação. A comunicação como fenômeno extremo. A comunicação como vínculo social.

Livro recomendado para leitura
Pensadores
Para Roland Barthes, a comunicação de massa poderia neutralizar o homem, que estimulado, lutaria contra o processo de dominação, para chegar à liberdade social.

Para Barthes, a ideologia dominante usa palavras cotidianas para exercer seu domínio. Em seus estudos há grande peso para dois pilares SIGNIFICANTE-SIGNIFICADO e DENOTAÇÃO - CONOTAÇÃO.

Para outro pensador francês, Regis Debray, a mídia criara a chamada geração de isolamentos. A lógica da aceleração comprime o tempo, suprime o espaço e ainda elimina a distância. Com isso, a privacidade se perde e o mistério desaparece.

Edgar Morin, um dos mais conhecidos pensadores franceses, publicou uma série de pensamentos cheios de paradoxos como “a mídia alimenta o mundo, que se alimenta da mídia”, ou “o imaginário move os homens que, por sua vez, criam os imaginários”.

Outro influente pensador Pierre Levy viu na internet a morte da tradicional pirâmide comunicacional um-todos pelo sistema todos-todos. Aos poucos, na comunicação desapareceriam o autor, o sujeito e até o emissor, pois segundo ele, quando todos são emissores não há emissor.

Podemos identificar Pierre Levy como um dos mais influentes pensadores sobre cibercultura e tendências pós modernas de comunicação.

De fato, muitos são os estudiosos em comunicação moderna que percebem uma nova tendência da comunicação, onde não é mais possível identificar um único emissor. Com a internet, a interação entre os navegadores tornam a informação cada vez mais “completa” ou mais “complexa”, tornando quase impossível apontar um único emissor e até mesmo o receptor, por isso Levy defendia o termo emissor-receptor para todos.



Conclusão
A Babel francesa não nos permite traçar um perfil centralizador e catalisador de seus pensadores, devido a variação de pensamentos e de ideologias. Seria laborioso e entediante decorrer sobre todos os ramos dos pensamentos franceses.

Recomendo, aos que estudam para concurso ou pretendem se aprofundar no assunto, que levantem os principais pensadores franceses e estudem suas teorias em separado, uma vez que não possível formar uma unidade de pensamento.

Principais pensadores
Pierre Bourdieu, Georges Friedmann, Edgar Morin, Guy Debord, Paul Virílio, Michel Maffesoli, Jean Baudrillard, Lucien Sfez, Jacques Derrida, Dominique Wolton, Pierre Levy, Regis Debray, Claude Levi-Strauss, Roland Barthes, Michel Foucault, Gilles Deleuze, Serge Hamili, Henri Lefebvre, Jean-François Lyotardt.

Principais obras
A sociedade do Espetáculo de Guy Debord
A antropologia Estrutural de Claude Levi Strauss
O Curso de lingüística Geral de Ferdinand de Saussure
Apocalípticos e Integrados de Umberto Eco;
Système de la mode e Mytologies de Barthes;
Lire Le Capital de Louis Althusser;
As palavras e as coisas e Vigiar e Punir de Foucault.
Posicion contre le technocrates de Henri Lefebvre
O Espírito do Tempo de Morin

Sobre a televisão de Bourdieu



sábado, 28 de abril de 2012

A Globo é o "Agenda setting" do Brasil

Para quem está querendo entender melhor como funciona a teoria do "agenda settig", já estudada na Escola americana de comunicação, basta analisar as conversas sociais. O que a mídia destaca no dia-a-dia. Vamos analisar neste post o peso da Rede Globo na nossa vida. Ainda que não gostemos ou tentemos ignorar o maior canal de televisão da América Latina.

Para entender como funciona a teoria do "agenda setting" bastar dar uma zapeada pelos canais de televisão ou uma navegada pela internet para perceber um certo padrão dos assuntos de destaque.

Casos destacados pela Globo
Em primeiro lugar não devemos ser ingênuos (para não dizer desinformados) de acharmo que a Globo se resume a um canal de televisão. São revistas, canais de tv fechada, sites... as Organizações Globo têm fortíssima influência sobre a vida do brasileiro.

Poderíamos realizar um longo estudo de cases e enumerar estatísticas e mais estatísticas, mas vamos nos ater a casos simples e notórios.

Quantos "infelizes" do seu trabalho ou faculdade você já viu conversando sobre a eliminação no BBB, sobre o caso da menina Isabella Nardoni, ou simplesmente sobre a última rodada do Brasileirão. Aliás vou deixar o esporte para um post futuro mais incisivo.

No último carnaval, por exemplo, o país todo parecia fazer uma "corrente pra frente" em favor de Ana Furtado na sua estréia como rainha da bateria. Eu até me sentia constrangido vendo-a em quase todos os programas de entrevistas da Globo, capas de revistas... Ana teria chance de ser rainha da bateria se não fosse esposa do Boninho? A mulher nem sabia sambar direito, mas essa é outra conversa.

Certamente você ouve muitas pessoas conversando sobre o final decepcionante da novela, ou sobre a raiva ou admiração por Galvão Bueno, mas não sobre a participação de Fernando Henrique Cardoso no Roda Viva, ou sobre o jogo transmitido pela Bandeirantes.

Copa do Mundo e Olimpíadas
Em breve dedicarei um post no meu Blog de Esportes, o Líder Esportes, mais detalhado sobre os pontos positivos e, principalmente, negativos da realização destes eventos no Brasil.

A Globo, patrocinadora e transmissora do evento apóia tudo o que é feito, trata os eventos como "orgulho da nação", como se o Brasil fosse um país melhor por organizar uma Copa e uma Olimpíada,

Não são noticiados casos de corrupção, desvio de dinheiro, obras superfaturadas, os prédios abandonados do Pan, as falhas do Pan 2007. Por consequência, a população desconhece este lado podre, abraça os Jogos e a Copa como se fossem mais importante que acabar com a corrupção, ou fazer justiça.

Agenda Setting
Para puxar assunto com alguém que você pouco conhece, você dificilmente começará bem se falar de sua joanete, ou de como jogou bem na pelada do último sábado. No entanto, poderá render um bom tempo de conversa se começar falando do câncer de Gianecchini, ou do clássico do domingo.

Imagine que você mal chegou na empresa e na hora do almoço duas ou três pessoas dividem a cozinha contigo. Tentando parecer simpático você toma a iniciativa de começar uma conversa. "Devo falar da minha viagem? Pode parecer esnobe. E se eu falar de como queimei o arroz ontem? Que brega." São assuntos que despertam pouco ou nenhuma motivação.

Mas se por outro lado você falar daquela matéria do Fantástico ou da nova lei sobre cigarros, é mais provável que as demais pessoas tenham o que falar, opinar, concordar ou discordar. Esses assuntos em comum fazer parte da "agenda social". Os assuntos abordados pela imprensa estão fazendo parte do "Agenda Setting".

Enfim, os assuntos abordados pela mídia acabam tomando espaço na chamada agenda social. No Brasil, infelizmente, entende-se por media, uma única instituição denominada Globo. Não vou me prender em achar bom ou ruim, mas certamente não é democrático.

Podemos questionar as razões pelas quais a Globo detém o poder que tem hoje, ou os motivos que as demais emissoras abertas não conseguem se desenvolver, mas sem dúvidas boa parte das conversas sociais passam por assuntos abordados pelos canais de comunicação dos Marinhos.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prova Liquigás 2012

No último final de semana realizei mais uma prova de concurso público para a área de comunicação. Desta vez, para a Liquigás, organizada pela Cesgranrio. O bom foi que não caiu perguntinhas sobre a empresa, regimento interno... Pena que caiu muita coisa de Relações Públicas, o que me derrubou.

Mais uma vez fique na margem dos 70%-75% de acertos. Para ser mais preciso, apenas 72%. Preciso dar uma lida nos livros de RP.

Fazendo uma auto-avaliação, também preciso me aprofunda rmais em Publicidade. As questões gerais e de jornalismo me renderam 80% de acerto, nada mal.

Segue link para a Prova e para o Gabarito.

Bons estudos

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