domingo, 12 de fevereiro de 2012

Entendendo um pouco o predomínio da Rede Globo

Estudando um pouco sobre a história da Comunicação no Brasil, li alguns pontos interessantes que me fez entender um pouco como a Rede Globo iniciou seu período, aparentemente interminável, de hegemonia nacional e pensei que seria bacana compartilhar neste blog.

Atualmente, a emissora recebe até três vezes mais dinheiro de propaganda que todas as outras emissoras JUNTAS e está presente em 99,84% dos municípios brasileiros.

A Globo e a ditadura militar

Quero começar pela parte mais polêmica. O jornal O Globo, em plena ditadura militar sempre foi favorável ao governo, dando brechas para as especulações de que a emissora se favoreceu da sua proximidade com os governantes para conseguir chegar ao topo. Desde então, muito se questiona os meios da emissora de obter recursos e investimentos. Aliás, iniciou-se com dinheiro estrangeiro, o que era proibido pela ditadura.


De fato, a própria Globo não esconde o apoio que dava aos militares, mas polêmicas à parte vamos levar a discussão para um lado mais histórico e menos político. Mesmo por que o material que eu consultei pouco fala desta parte.

Pré-Globo
O início da televisão brasileira foi praticamente uma adaptação dos programas de rádio para a televisão, predominando os programas musicais, bem como festivais. Nesta época a Tv Record era a grande sensação da televisão brasileira.

Em 1965, a Rede Globo foi fundada no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, expandiu-se para São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife e em 1969 levou ao ar a primeira edição do Jornal Nacional, dando início a uma virada de mesa na preferência nacional.

Programas recordistas
A emissora investia numa programação mais tradicional e mais voltada para o popular, enfatizando o modelo de "teleteatro". Assim, lançou "O Céu é o limite", que chegou a atingir 92% de audiência. O primeiro estrondo da emissora.

A partir daí, a emissora passou a exibir inúmeros programas imbatíveis: Programa Silvio Santos, Dercy de verdade, O homem do sapato branco...

Pioneirismo
A grande marca da Rede Globo é o pioneirismo, desde a estréia do Jornal Nacional em rede nacional, a emissora sempre esteve à frente de suas concorrente, lhe garantindo desde os anos 60 o primeiro lugar na audiência.

Naquela época a emissora investiu em coberturas internacionais e transmitiu a Copa do Mundo de 66 e o lançamento da Apolo 11 em 1969, por exemplo. Além de realizar também a primeira transmissão em cores.

Outro fator positivo foi o investimento em coberturas esportivas, em especial os jogos de futebol. Em tempos de ditadura e censura, as transmissões de futebol eram liberadas; e investindo nisso, a emissora também sempre esteve na dianteira das concorrentes.

Hoje a emissora detém 64% da audiência nacional - em horário nobre este índice sobe para 74% - e detém 75% das receitas em propaganda.

Referências
Mídia e Produção Audiovisual: uma introdução.
Autores: Alves, Marcia Nogueira; Fontoura, Mara; Antoniutti, Cleide Luciane
Ed.Ibpex. Coritiba. 2008

História da Televisão no Brasil 
Organizadores: Ribeiro, Ana Paula Goulart; Sacramento, Igor; Roxo, Marco
Ed. Contexto. São Paulo. 2010

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Liberdade de expressão e nova legislação


Em recente texto publicado no site Observatório da Imprensa, Marcos Daniel Santi, comenta a nova legislação  de comunicação brasileira. Especula-se a criação dos Conselho de Comunicação Social, criando debates sobre o assunto.

Há os que acham isso um absurdo, levando em consideração a liberdade de expressão assegurada pela Constituição, e os que defendem a moderação e regulamentação na mídia brasileira. Como o próprio Marcos Daniel expõe: "liberdade x libertinagem".

Segue um vídeo muito interessante sobre liberdade de expressão no Brasil. CLIQUE AQUI.

Opinião
Em recente debate em fórum do curso que estou fazendo, defendo  a criação de órgãos de fiscalização e democratização da mídia. Como profissional de Comunicação, me sinto confortável em seguir normas e padrões estabelecidos por órgão competente.

Para mim, o maior problema não é a criação, ou não, destes Conselhos e sim como funcionarão. Em um país onde os veículos de comunicação são monopolizados por uma grande empresa (leia-se Globo) e políticos (como é o caso de veículos locais e regionais), a fiscalização e "censura", para mim, são os menores problemas.

Teoria x prática
O que me desanima, nisso tudo, é saber que vivemos num país onde teoria e prática não convergem. Por exemplo, Febem. Na prática a melhor instituição de recuperação de menores do mundo. Na prática... Assim vale para o código de trânsito, lei de incentivo fiscal...

Como os grandes detentores do poder são "coincidentemente" detetores dos veículos de comunicação (não necessariamente nesta ordem), duvido muito que veremos grandes transformações na comunicação do país em curto ou médio prazo.

Alguém acha que os Conselhos conseguirão tirar do ar o BBB? Eu não. Na prática, eventuais mudanças devem ter consequências mais efetivas para os docentes e discentes do que para a grande massa.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prova do BNDES

Eis a prova que fiz do BNDES no final de 2011. Lembro que para visualizar não é preciso dar download.
Particularmente, achei bem difícil. Pegando modelos anteriores, eu já esperava uma prova que exigisse muito estudo (o que eu acho bom porque não dá espaço para zebras).

Fiz 75 pontos de 100 e não passei para a segunda fase. Em breve, também subirei a prova da seunga fase, que foi discursiva, e os modelos de respostas.

PROVA
GABARITO

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