domingo, 12 de fevereiro de 2012

Entendendo um pouco o predomínio da Rede Globo

Estudando um pouco sobre a história da Comunicação no Brasil, li alguns pontos interessantes que me fez entender um pouco como a Rede Globo iniciou seu período, aparentemente interminável, de hegemonia nacional e pensei que seria bacana compartilhar neste blog.

Atualmente, a emissora recebe até três vezes mais dinheiro de propaganda que todas as outras emissoras JUNTAS e está presente em 99,84% dos municípios brasileiros.

A Globo e a ditadura militar

Quero começar pela parte mais polêmica. O jornal O Globo, em plena ditadura militar sempre foi favorável ao governo, dando brechas para as especulações de que a emissora se favoreceu da sua proximidade com os governantes para conseguir chegar ao topo. Desde então, muito se questiona os meios da emissora de obter recursos e investimentos. Aliás, iniciou-se com dinheiro estrangeiro, o que era proibido pela ditadura.


De fato, a própria Globo não esconde o apoio que dava aos militares, mas polêmicas à parte vamos levar a discussão para um lado mais histórico e menos político. Mesmo por que o material que eu consultei pouco fala desta parte.

Pré-Globo
O início da televisão brasileira foi praticamente uma adaptação dos programas de rádio para a televisão, predominando os programas musicais, bem como festivais. Nesta época a Tv Record era a grande sensação da televisão brasileira.

Em 1965, a Rede Globo foi fundada no Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, expandiu-se para São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife e em 1969 levou ao ar a primeira edição do Jornal Nacional, dando início a uma virada de mesa na preferência nacional.

Programas recordistas
A emissora investia numa programação mais tradicional e mais voltada para o popular, enfatizando o modelo de "teleteatro". Assim, lançou "O Céu é o limite", que chegou a atingir 92% de audiência. O primeiro estrondo da emissora.

A partir daí, a emissora passou a exibir inúmeros programas imbatíveis: Programa Silvio Santos, Dercy de verdade, O homem do sapato branco...

Pioneirismo
A grande marca da Rede Globo é o pioneirismo, desde a estréia do Jornal Nacional em rede nacional, a emissora sempre esteve à frente de suas concorrente, lhe garantindo desde os anos 60 o primeiro lugar na audiência.

Naquela época a emissora investiu em coberturas internacionais e transmitiu a Copa do Mundo de 66 e o lançamento da Apolo 11 em 1969, por exemplo. Além de realizar também a primeira transmissão em cores.

Outro fator positivo foi o investimento em coberturas esportivas, em especial os jogos de futebol. Em tempos de ditadura e censura, as transmissões de futebol eram liberadas; e investindo nisso, a emissora também sempre esteve na dianteira das concorrentes.

Hoje a emissora detém 64% da audiência nacional - em horário nobre este índice sobe para 74% - e detém 75% das receitas em propaganda.

Referências
Mídia e Produção Audiovisual: uma introdução.
Autores: Alves, Marcia Nogueira; Fontoura, Mara; Antoniutti, Cleide Luciane
Ed.Ibpex. Coritiba. 2008

História da Televisão no Brasil 
Organizadores: Ribeiro, Ana Paula Goulart; Sacramento, Igor; Roxo, Marco
Ed. Contexto. São Paulo. 2010

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