terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jornalista corre atrás da notícia, não da fama

Hoje quero voltar a falar sobre Ética. No meu último post sobre o assunto, abordei o papel social do jornal de do jornalista. Agora vou comentar que o jornalista não faz parte do noticiário.

Recentemente, terminei meu #TCC de jornalismo político, onde eu abordei o assunto e vou aproveitar o que escrevi para este post.

O que o jornalista faz para conseguir informações, ou conseguir entrevistas não faz parte do noticiário. Informações sobre as dificuldades, contratempos ou as emoções do jornalista não são parte da notícia (salvo raras exceções).

No trabalho de Para Pedro Jorge Sousa - Elementos do jornalismo impresso - (p.14), o autor escreve: “os jornalistas não se devem aproveitar da sua função para ascenderem ao estrelato”, pois as notícias, as informações, são mais importantes que o jornalista.

A jornalista portuguesa Anabela Gradim, ao escrever "Manual de jornalismo" chega a dizer (p. 32) "É ridículo o homem que vai cobrir o grande incêndio na Serra da Estrela, do qual já resultaram vários mortos e dezenas de habitações destruídas, abrir a reportagem de forma descabidamente emotiva, e contando como quase se viu cercado pelo fogo mas felizmente escapou ileso. Pese embora o exagero do exemplo, o jornalista tem de perceber que o critério de proximidade se aplica à proximidade do acontecimento com os seus leitores, e não com ele próprio".

O jornalista profissional deve ter o propósito de manter-se longe do que relata, evitando que seu ponto de vista interfira no que escreve. Ainda pressupondo que os gostos e as preferências da pessoa que escreve a matéria não devam interferir na notícia podemos entender que este distanciamento faz parte dos requisitos básicos para um jornalista preocupado minimamente com seus valores éticos e sua conduta moral.

Uma das citações de meu TCC foi retirada do livro "Manual de Radiojornalismo" de Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima (p24) que argumentam que “o jornalista é um espectador da cena na qual se produzem os acontecimentos (...). A vedete é a notícia não o jornalista”.

Também achei interessante citar Franklin Martins (p.37), em sua obra "Jornalismo Político", o autor comenta que a função do jornalista é correr atrás da notícia e não da fama, ou do sucesso pessoal. Franklin recomenda que o jornalista tome cuidado para não se confundir com a notícia tampouco se prevalecer dela.

A função social do jornal e do jornalista deve prevalecer sobre questões pessoais como a de o jornalista querer se destacar sobre a notícia. Igualmente, não é função de o jornalista manipular o entendimento da informação, por isso, a relação jornalista-veículo também deve ser ponderada, mas isso já é assunto para um próximo post.

Para aprofundamento do assunto, recomendo a leitura das obras citadas no post.

sábado, 15 de setembro de 2012

Prova Valec 2012

Já subi as provas do concurso público da Valec, organizado pela @Femperj, para o Scribd. Infelizmente, não fui muito bem. As questões de conhecimentos gerais acabaram comigo. Foram dez questões e eu acertei apenas três. Certamente não ficarei com uma das quatro vagas. Como diria o Bóris, "isso é uma #vergonha!"

Foram duas provas. Subi os dois modelos e o gabarito em arquivos separados. Vale ressaltar que no arquivo Gabaritos estão as respostas de todos os modelos e cargos.

Link para a prova Modelo A
Link para a prova Modelo B
Gabaritos

Bons estudos!

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dicas de rádios online

Nesta semana li uma notícia sobre a criação de uma rádio de streaming da Melody Box, então resolvi visitar a Somm e gostei do que experimentei. Surgiu então a ideia de criar um post sobre estas webradios que merecem uma visita.

Para começar, quero separar radios onlines de rádios de stream. Rádios onlines, para mim, são aquelas que usam o mesmo modelo das rádios analógicas, com programações fixas e a única interação é através de mensagens e recados online para o locutor da rádio. As rádios de stream são aquelas que permitem selecionar músicas, criar listas de músicas - neste post vou chamar estes tipos de rádios de webradios, ainda que eu não sabia se esta denominação está 100% correta - provavelmente não :(

Talvez, a webradio  - na verdade, radio de stream de músicas - mais conhecida no Brasil seja a Rádio Uol. O acervo é enorme e podemos acompanhar informações e novidades do mundo musical. Muito parecido posso mencionar o Sonora, do portal Terra. Inegavelmente, valem não uma, mas inúmeras visitas.

No entanto, acho que o ponto fraco dessas rádios é a descoberta de novas músicas, novos artistas, pois, basicamente, selecionamos um artista, um álbum ou lista pré montada e acabamos ouvindo músicas e artistas que já conhecemos.

Descobrindo músicas e artistas
Ao ouvir uma rádio convencional, gostamos de ouvir novas músicas, novos hits e conhecer novos artistas. Para esta finalidade recomendo o Somm, que utiliza algumas ferramentas bem inteligentes. Podemos, por exemplo, selecionar se queremos ouvir mais de nossas músicas favoritas, ou mais de músicas desconhecidas.

Para descobrir novas músicas e criar listas de músicas rápidas, eu aconselho o Musicovery. Quando quero ouvir músicas enquanto faço outra coisa, entro neste site. Com um ou dois cliques, pronto, uma lista de músicas está pronta. É rápido e prático. Excelente!

Compartilhando e baixando
Já para quem gosta de baixar músicas, a dica é o Jamendo. São mais de 350 mil músicas e possui a opção de fazer Download. Parece incrível, mas é verdade. Já baixei inúmeras músicas deste site. O Jamendo também possui boas ferramentas para descobrir músicas novas.

Um dos maiores serviços de música online é o Last FM. Já fucei e achei muito bom, mas é preciso pagar pelo serviço depois de um tempo, por isso, acabei me desinteressando. Mas o serviço é inegavelmente excelente.

Por fim, a webradio que mais tenho utilizado é a Grooveshark. Gostei pela possibilidade de fazer upload das músicas. Assim, é possível criar um acervo infindável com uma das principais qualidades da internet: a inteligência coletiva.

Para finalizar, gostaria de mencionar também a Blipfm que possui um grande acervo também.

Sei que existem inúmeras outras opções bacanas, mas estes são os meus favoritos. Bom proveito!

Você também vai gostar de ler

Posts indicados