Ao contrário do que muito leigo pensa não existe apenas um tipo de texto jornalístico: "a matéria". O texto jornalístico pode ser classificado de várias formas. Existem, inclusive, diversas formas de classificação. As mais conhecidas são a francesa e a alemã. No Brasil, a maioria dos estudiosos em comunicação seguem a classificação de textos jornalísticos criada por Luiz Beltrão e José Marques de Melo.
De acordo com estes estudiosos, o texto jornalístico pode ser classificado em dois gêneros principais: informativo e opinativo. Há quem defenda a inclusão do texto interpretativo também, embora esta classificação não tenha sido incluída nos estudos de José Marques de Melo.
Informativos
Como o próprio nome indica, os textos informativos são aqueles que primam pela objetividade e imparcialidade.
As mais comuns são as notícias. São as matérias escritas baseadas em informações, falas e documentos. O jornalista, ou o veículo, não imprime sua opinião ou interpretação no texto. Veja exemplo de notícia do site A Folha.
Outro tipo de texto informativo são as notas. Basicamente textos curtos e informativos. Por exemplo: "A unidade básica de Saúde do Centro não abre nesta sexta-feira (18) porque passará por uma dedetização. A unidade volta a funcionar normalmente na segunda-feira". São textos de um ou dois parágrafos, em geral.
A reportagem também se encaixa no gênero informativo. Neste tipo de texto jornalístico as matérias são mais aprofundadas e seguem com várias entrevistas. Não são factuais, focando um acontecimento, mas tendem a expressão um quadro mais amplo de um determinado assunto. Podemos citar como exemplos de reportagens: o que mudou na vida de quem mora na caatinga nordestina nos últimos dez anos. Como o material esportivo evoluiu através das Copas do Mundo, etc.
As informações são dadas de uma forma mais abrangente. As reportagens são mais comuns em revistas escritas e televisionadas. A maneira mais fácil de lembrar de uma reportagem é lembrar do 'Globo Repórter", que sempre aborda um determinado assunto e realiza diversas entrevistas para entregar um material rico em pontos de vistas e opiniões.
Outro tipo de texto jornalístico que cabe aqui é a entrevista. Provavelmente, o mais fácil de reconhecer. É o texto baseado em perguntas e respostas a um determinado personagem. No rádio e na tv a entrevista é realizada ao estilo'ping-pong', perguntas e respostas. Um estilo simples e direto de fazer jornalismo.
Opinativos
Ao contrário do texto informativo, o texto opinativo é baseado no ponto de vista de alguém: do jornalista ou do veículo. São textos que colocam a posição pessoal de quem escreve.
As colunas assinadas são o tipo mais comum de texto opinativo. Este gênero jornalístico é fácil de identificar porque, normalmente, deixam bem claro quem assina o texto. Os colunistas escrevem com certa periodicidade, que costuma ser uma vez por semana.
Assim como as colunas, as crônicas também são textos jornalísticos que se definem como interpretativos. São inspiradas em assuntos do cotidiano escritos, preferencialmente, com uma linguagem literária.
Outro exemplo de texto opinativo é o artigo. O que difere o artigo da coluna é que quem escreve o artigo não tem um periodicidade em suas publicações, e o texto é feito quase como um estudo, com argumentações e tese. É escrito de forma dissertativa.
O editoral é o texto opinativo que coloca a posição do veículo que publica, por isso, são textos escritos com muita responsabilidade. Nos jornais os editoriais não são assinados. Já em alguns veículos vinculados a empresas, o escritor assina o texto.
As charges e caricaturas também são classificadas como interpretativos porque trazem uma leitura dos acontecimentos atuais. São desenhos que trazem com humor uma interpretação sobre determinado assunto.
segunda-feira, 30 de junho de 2014
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Redes sociais não são boas e nem ruins, apenas novas
Há quem condene o uso das redes sociais e suas influências em nosso cotidiano. Há quem defenda as redes sociais como uma revolução na sociedade moderna e diz que não consegue viver sem. Para mim não é se trata de ser ruim ou boa, mas saber usar. No entanto, ainda não há ninguém que saiba usar. Assim como a TV, outrora, passou pelos mesmos questionamentos e debates, hoje o foco são as redes sociais. Posso também citar o vídeo game e até medicamentos e muitas outras invenções que enfrentaram, acertadamente, a desconfiança nos primeiros anos de vida. Com o passar do tempo aprendemos como usá-los, seus limites e efeitos colaterais.
O diferencial das redes sociais é que vivemos em uma era mais globalizada, na qual as novidades se popularizam rapidamente. Ao estudarmos a história da TV, por exemplo, vemos que da sua invenção até sua popularização, longos anos se passaram. Com as redes sociais é bem diferente. Em um ou dois anos, uma rede nova passa de desconhecida para uma rede de milhão de usuários. Isso para não mencionar jogos, sites ou aplicativos que ganham milhões de usuários em meses.
Comparando com a própria internet, as redes sociais apresentam um crescimento de números de usuários em tempo inimagináveis há 30 ou 20 anos. Se a própria TV apresentasse números parecidos na época que surgiu, seria um acontecimento fenomenal.
Há quem culpe o uso excessivo das redes sociais por problemas de socialização de jovens e crianças. Sabemos, também que existem problemas de segurança, ataques virtuais, uso indiscriminado durante o horário de trabalho e nas escolas, disseminação veloz de informações falas e muitos outros problemas causados pelas redes sociais. Seriam essas acusações suficientes para decretarmos as redes sociais como o mal do século?
Por outro lado, podemos usar as redes sociais para mantermos contato com familiares, amigos, nos comunicarmos de forma rápida. Há quem não consiga se imaginar sem as redes sociais, o que pode ser um exagero para alguns é vital para outros.
Ninguém pode ensinar a usar as redes sociais
Meus pais não me ensinaram a usar as redes sociais. Eu, se tivesse filhos, no auge de meus trinta e poucos anos, também não saberia ensiná-los. Minha infância foi bem diferente. Claro que na minha opinião não faz sentido um adolescente ficar 'grudado' em seu celular no ônibus, na praça de alimentação, na praia... Mas isso não significa que estão 'perdendo' a infância. No ponto de vista desta geração as redes sociais não são separadas da vida social, como nós, mais velhos, separamos.
Muitas teorias da comunicação foram desenvolvidas ao longo da história. Algumas delas analisavam as mídias como aparelhos de manipulação infalíveis, como na teoria da agulha hipodérmica e outros estudos americanos.
Naquela época, acreditava-se que a TV poderia manipular as pessoas, que agiriam sem resistências. Hoje, sabemos que, obviamente, não é assim.
Da mesma forma, hoje, no meu ponto de vista, ainda traçamos teorias 'apocalípticas' sobre as redes sociais porque ela, a rede, é algo novo. Conforme estudos e pesquisas sobre os efeitos das redes sociais surjam, saberemos com mais clareza seus efeitos, tanto negativos como positivos.
Já começamos a entender, por exemplo, que o ciberespaço favorece a inteligência coletiva, o que é sabidamente positivo para a sociedade.
Além disso, em vinte anos - pode parecer muito para o mundo moderno, mas não em termos de geração - certamente saberemos lidar melhor com essa 'novidade'.
Por isso, quando me perguntam se acho que o uso das redes sociais é bom ou ruim, digo: "ambos".
O diferencial das redes sociais é que vivemos em uma era mais globalizada, na qual as novidades se popularizam rapidamente. Ao estudarmos a história da TV, por exemplo, vemos que da sua invenção até sua popularização, longos anos se passaram. Com as redes sociais é bem diferente. Em um ou dois anos, uma rede nova passa de desconhecida para uma rede de milhão de usuários. Isso para não mencionar jogos, sites ou aplicativos que ganham milhões de usuários em meses.
Comparando com a própria internet, as redes sociais apresentam um crescimento de números de usuários em tempo inimagináveis há 30 ou 20 anos. Se a própria TV apresentasse números parecidos na época que surgiu, seria um acontecimento fenomenal.
Há quem culpe o uso excessivo das redes sociais por problemas de socialização de jovens e crianças. Sabemos, também que existem problemas de segurança, ataques virtuais, uso indiscriminado durante o horário de trabalho e nas escolas, disseminação veloz de informações falas e muitos outros problemas causados pelas redes sociais. Seriam essas acusações suficientes para decretarmos as redes sociais como o mal do século?
Por outro lado, podemos usar as redes sociais para mantermos contato com familiares, amigos, nos comunicarmos de forma rápida. Há quem não consiga se imaginar sem as redes sociais, o que pode ser um exagero para alguns é vital para outros.
Ninguém pode ensinar a usar as redes sociais
Meus pais não me ensinaram a usar as redes sociais. Eu, se tivesse filhos, no auge de meus trinta e poucos anos, também não saberia ensiná-los. Minha infância foi bem diferente. Claro que na minha opinião não faz sentido um adolescente ficar 'grudado' em seu celular no ônibus, na praça de alimentação, na praia... Mas isso não significa que estão 'perdendo' a infância. No ponto de vista desta geração as redes sociais não são separadas da vida social, como nós, mais velhos, separamos.
Muitas teorias da comunicação foram desenvolvidas ao longo da história. Algumas delas analisavam as mídias como aparelhos de manipulação infalíveis, como na teoria da agulha hipodérmica e outros estudos americanos.
Naquela época, acreditava-se que a TV poderia manipular as pessoas, que agiriam sem resistências. Hoje, sabemos que, obviamente, não é assim.
Da mesma forma, hoje, no meu ponto de vista, ainda traçamos teorias 'apocalípticas' sobre as redes sociais porque ela, a rede, é algo novo. Conforme estudos e pesquisas sobre os efeitos das redes sociais surjam, saberemos com mais clareza seus efeitos, tanto negativos como positivos.
Já começamos a entender, por exemplo, que o ciberespaço favorece a inteligência coletiva, o que é sabidamente positivo para a sociedade.
Além disso, em vinte anos - pode parecer muito para o mundo moderno, mas não em termos de geração - certamente saberemos lidar melhor com essa 'novidade'.
Por isso, quando me perguntam se acho que o uso das redes sociais é bom ou ruim, digo: "ambos".
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Estrutura de uma notícia
Já escrevi um post sobre o que é notícia, neste texto vamos identificar os elementos que compõem uma notícia. Poderíamos resumir uma notícia em duas partes principais, o lide (lead) e o corpo. Além destes elementos, o título é uma parte essencial da notícia. Podemos acrescentar, ainda, elementos como fotografia, gráfico, linha, olho e outros recursos que podem ser adicionados ou não. A fórmula “título + lide + corpo” é a básica, mas sempre que possível, cabe ao jornalista e editor complementarem a informação com outros recursos. Afinal, nem sempre uma notícia pode ser bem compreendida apenas com textos, além disso, os recursos adicionais chamam a atenção do leitor e facilitam a leitura da informação.
Lide (lead)
O lide tem a função primordial de captar a atenção do leitor. É a chance que o jornalista tem de mostrar ao leitor que aquela notícia é importante. O lead é o primeiro parágrafo do texto, que deve responder às questões básicas para deixar o leitor bem informado, mesmo se optar por não ler o resto do texto.
Basicamente, o lide deve responder às seis questões básicas: o que, quem, onde, como, por que, quando. No entanto, o jornalismo moderno não se prende a estas questões. Nem sempre todas elas são respondidas no primeiro parágrafo. Dependendo da ocasião, responde-se às mais importantes antes, e as informações secundárias podem ser respondidas no parágrafo seguinte, que pode ser um sublead.
Além disso, dependendo das informações contidas no título, linha fina ou chapéu, o lide pode dispensar algumas informações. O tempo e a experiência dão ao jornalismo a maturidade para saber trabalhar bem essas informações. Além disso, o trabalho dos editores também contribui para a elaboração de um bom textos. Eles vão perceber que informação está faltando ou se algum dado pode ser dispensado do lide.
Título
O título é outro elemento que, normalmente, é trabalhado pela equipe. Muitas vezes o título dado pelo jornalista é mudado no decorrer da edição do jornal, por inúmeros motivos. Os editores, editores de arte e diagramadores trabalham em conjunto na criação do design da página e isso pode gerar títulos diferentes.
Não é raro, principalmente em reportagens, a diagramação da página ser feita “em torno” do título, por isso, o título e a arte da página acabam sendo desenvolvidos em conjunto. Até a tipologia usada pode variar conforme o título.
Uma dica para criar títulos é usar os verbos no presente do indicativo para que o jornal não pareça velho. Por isso, lemos, por exemplo, “Brasil vence...” – “Polícia prende...” e não “Brasil venceu...” – “Polícia prendeu...”
Linha fina
A linha fina está cada vez mais presente nos jornais modernos, isso porque a leitura da linha fina agiliza a compreensão da notícia. O leitor de jornais não tem tempo para ler todos os lides do jornal, e a linha fina auxilia o leitor a compreender o contexto da notícia. A linha fina também é chamada de subtítulo em alguns veículos.
A linha fina deve completar a informação do título. Normalmente é escrito sem pontos. Alguns jornais pecam ao usar a linha fina apenas por estéticas e acabam criando textos desinteressantes e que não captam a atenção do leitor. Um desperdício de espaço.
Chapéu
O chapéu no jornalismo é fácil de identificar, pois é uma frase ou expressão que identifica o assunto ou o personagem central. Também auxilia no desenvolvimento da matéria, facilita o entendimento do leitor e deve sempre trabalhar em conjunto com título e linha fina. Por exemplo, um chapéu com a expressão “U$ 50 milhões” facilita o entendimento de um título “Barcelona acerta compra de Ronaldo”. Só de ler título e linha fina, o leitor já sabe as informações mais importantes da notícia. A linha fina ainda poderia conter informações como tempo de contrato para deixar o leitor bem informado mesmo sem tempo para ler o resto na notícia.
Retranca
Esta ferramenta é utilizada no corpo do texto. Conforme a matéria é escrita, o jornalista pode perceber que o texto está muito longo e “quebra-lo” pode ser uma forma de deixa-lo menos pesado. A retranca é uma palavra que identifica o assunto do texto a partir daquela parte. Por exemplo, um texto falando de um problema no pronto-socorro municipal pode ter a retranca “Resposta” para identificar que no parágrafo seguinte há uma resposta dos responsáveis.
A retranca é utilizada em reportagens e textos mais longos para dar uma identidade visual mais agradável.
Olho
O olho em jornalismo é uma expressão que designa uma frase destacada do texto. O olho é colocado no meio do texto com letras maiores para dar ênfase a uma frase da matéria. Por exemplo, se a notícia é sobre a derrota de um time e o treinador declara que “sabíamos que perderíamos antes do jogo começar”, a fala do treinador merece destaque. Os editores abrem um espaço no texto, como um elemento gráfico, e colocam esta frase em uma fonte com tamanho maior.
O olho é outra forma interessante de atrair a atenção do leitor, pois nem sempre é possível destacar no título ou lide uma frase de impacto.
Legenda e texto-legenda
Pode não ser perceptível mas existe uma diferença entre legenda e texto-legenda. A legenda, como sabemos tradicionalmente, é um texto que complementa as informações de uma fotografia. Já o texto-legenda é um pouco maior, normalmente, usa-se um quadro junto à fotografia.
Em um próximo texto quero falar um pouco sobre os elementos gráficos de uma matéria, como fotografia, gráfico e ilustração.
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