sábado, 2 de fevereiro de 2013

O markting eleitoral de Campos Salles

É verdade que no início do Brasil República as eleições ainda exigiam pouco investimento em comunicação e campanhas políticas. As eleições ainda eram decididas basicamente em acordos e áreas de influência. Ainda assim podemos destacar algumas iniciativas interessantes que podemos identificar como início do marketing eleitoral no país.

Como já vimos anteriormente, um político importante no desenvolvimento político do país foi Prudente de Morais, que disputou as eleições de 1884, na qual foi eleito presidente do Brasil. Alguns anos mais tarde, outro candidato deu mais passo importante, se envolvendo com a imprensa e mantendo boas relações com ela.

Em 1898, Campos Salles foi eleito presidente do Brasil. Se você já ouviu falar da política "café com leite", então você deve saber que foi Campos Salles que desenvolveu e iniciou tal política.

O sucessor de Prudente de Morais também soube utilizar bem a seu favor os discursos, sua imagem e a mídia da época, criando uma imagem quase heroica do candidato. Se funcionou? Nas eleições de 1898 Campos Salles obteve mais de 90% dos votos.


Comunicação
Em sua campanha, além dos atos diplomáticos, como reuniões e acordos com lideranças, Campos Salles utilizou amplo material de divulgação de seus feitos e suas propostas. Distribuiu panfletos, jornais e cartões para o eleitorado.

Além das medidas comuns, como discurso apurado, boa apresentação e bom uso das palavras, o candidato também se preocupou em divulgar manifestos e artigos políticos, levando a população a conhecer melhor o candidato, levando a acreditar que era ele mais experiente e preparado que seu rival Lauro Sodré.

Além de suas propostas, divulgava seu passado como líder na Guerra de Canudos, e todos os seus feitos políticos, pois possuía um grande currículo na área. Entre os feitos está a instituição do casamento civil e colaboração na elaboração do Código Civil na República e ainda substituiu o antigo Código Penal do Império por um mais novo e democrático Código Penal republicano.

Divulgando panfletos e enviando cartas ao eleitorado, em especial aos "coronéis" e aos, que chamamos hoje, líderes de opinião, conquistando assim a preferência daqueles que possuíam mais poder de persuasão e influência nos colégios eleitorais.

No ano das eleições, divulgou amplamente o sua proposta de governo. Outra ação que lhe rendeu prestígio foi a fundação do Club Republicano de Campinas.

Mesmo quando deixou a presidência soube usar o marketing eleitoral para ajudar e eleger seu sucessor, Rodrigues Alves, mais uma vez utilizando a imprensa e levando-o em inúmeras inaugurações e reuniões com eleitores.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Prova BNDES 2008

Para quem está se preparando para concurso público, segue a prova realizada em 2008 para o #BNDES. A prova foi organizada pela CESGRANRIO.

As questões técnicas do processo de impressão sempre são uma pedra no meu caminho, mas aos poucos consigo ler uma coisinha aqui outra lá... As questões de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira não chegam a ser tão cabeludas. E as demais questões de Conhecimentos Específicos também merecem atenção.

Como em março será realizada mais uma prova para o BNDES, achei interessante postar uma prova para a mesma empresa e organizada pela mesma banca. Caso queira ver outras provas acesse o ARQUIVO DO BLOG.

Segue link PARA PROVA
Segue Link PARA GABARITO

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Evolução do marketing político. Parte 01

Falar de estratégia de marketing em campanhas eleitorais sempre levanta pontos interessantes e curiosos. No ano passado vivenciamos as eleições municipais e pensei em postar alguns textos sobre o assunto. O tempo passou rápido e outros assuntos me vieram à mente.

A partir de hoje, pretendo colocar alguns textos que possam mostrar como o marketing político, ou eleitoral, evoluiu no Brasil no decorrer dos anos,chegando ao nível que se encontra hoje. É evidente que as campanhas publicitárias em termos políticos no país ainda são fracas. Nada a ver com o nível publicitário do Brasil em geral. Se somos um país respeitável na área publicitária, não podemos dizer o mesmo quando falamos de marketing político. Ainda precisamos evoluir bastante, mas se comparado com campanhas anteriores, percebemos que estamos melhorando a um bom ritmo.

1884: Prudente de Morais
Podemos dizer que o terceiro presidente do Brasil foi quem deu o pontapé inicial no conceito de marketing político no Brasil.

Uma de suas ideias iniciais foi usar jornais para alcançar a população e mostrar aos eleitores seu trabalho já desenvolvido como "presidente de São Paulo" (governador da época). Até aí, nada de mais.

Uma das grandes sacadas de Prudente foi elaborar cartões de boas festas de fim de ano e distribuir para os eleitores. Além disso, também usava o telégrafo e uma lista de eleitores para se aproximar do eleitorado. Em 2012, alguns políticos ainda usaram a estratégia de ligar para os eleitores.

O grande trunfo de Prudente eram suas obras. Conhecido por grandes obras, apoiava-se nessas construções realizadas em São Paulo, em especial Piracicaba onde começou sua caminha política, para passar a imagem de um político inovador. Se oferecesse um Big Mac na campanha, diria que foi o ídolo de Paulo Maluf. Segue exemplo de um texto escrito por ele, pedindo verbas para suas obras. O texto é de 1865 e retirado de trabalho realizado por Adolpho Queiroz e Maurício G. Romanini, no Primeiro Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política.

As estradas que partem desta Cidade para Campinas, Capivary e outras localidades, exigem promptos reparos, visto que até algumas pontes e pontilhões estão arruinados e outros cairão, como acontece com a ponte sobre o ribeirão do Toledo na estrada d’esta cidade a de Campinas, e havendo no orçamento provincial verbas decretadas para essas estradas por isso esta Câmara roga a V. Exa. (...).

Ações de comunicação
Com apresentações frequentes, sabia ser carismático para atrair eleitores. Além disso, sempre que possível visitavas inúmeras cidades à cavalo. Poucos políticos tinham essa disposição para visitar cidades à cavalo. Isso lhe rendeu uma imagem de político preocupado com o país e com as cidades além das capitais.

Prudente de Morais organizava seus discursos e todas as palavras eram medidas, passando a imagem de um político sério e ético. Passava valores de ética e ressaltava suas metas cumpridas e compromissos assumidos. Sempre discursava com garra e emoção, comovendo os espectadores.

Também contou como trunfo o apoio internacional e o uso da contrapropaganda. Como presidente enfrentou alguns problemas, mas com um discurso bem elaborado, conseguia manter boas relações com os eleitores e com a imprensa na época.

Assim o marketing político dava seus primeiros passos no país. Nos próximos posts voltaremos ao assunto.

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