segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Introdução à comunicação


O termo comunicar tem origem do latim e significa “colocar em comum”, “ser comum”, trazendo a idéia de comunidade, daí podemos entender o processo de comunicação significar a transmissão de algum tipo de informação. Para a maioria dos estudiosos, para existir a comunicação é necessário que haja uma mensagem a ser emitida, transmitida, recebida e percebida. Portanto, o simples fato de emitir uma mensagem não significa a existência da comunicação. Neste contexto, a mensagem da comunicação é a informação emitida, é o sinal, ou seja, o signo.

A comunicação humana vai muito além do mundo das palavras, ela é a troca de significações por signos de forma compreensível, por esta razão podemos entender que a comunicação dos seres humanos compreende a linguagem.

Para o professor João Batista Perles,Faculdade de Selvíria (FAZ)-MS, são três os pilares da comunicação humana: a linguagem, a cultura e a tecnologia. Estes três elementos são fundamentais para entendermos o conceito de comunicação. A linguagem, segundo o professor, a linguagem é o que abriu caminho para a cognição, transformando a maneira do homem enxergar o seu mundo. A cultura e a tecnologia é o que diferencia o olhar sob diferentes aspectos geográficos e temporais.

O estudioso David K. Berlo, entende que a comunicação na verdade é um processo, por estar em constante transformação. “Se aceitarmos o conceito de processo, veremos os acontecimento e as relações como dinâmicas e as relações como dinâmicas, sempre em evolução”.

O estudo sobre comunicação e suas teorias é bem complexo e inúmeros trabalhos abordam o assunto de forma profunda. Por ser um assunto longo, e complexo, hoje ficaremos por aqui. Ao fim, teremos uma apostila mais detalhada.

Material de estudo:

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Glossário de Jornalismo

Ótimo trabalho de Maria Rosane Ribeiro e Maria Cláudia Ribeiro, reunindo os principais termos utilizados no jornalismo, seja no impresso ou nas novas mídias.

Não pode faltar a nenhum estudante, professor, profissional da área.

Segue LINK:

Glossário do Jornalismo

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Teoria Matemática da Informação

Para muitos estudantes que ingressam nas universidades de Jornalismo ou Publicidade, estudar as teorias de comunicação parece ser a parte mais chata do curso. Conhecer as Teorias da Comunicação logo nos primeiros semestres pode parecer cruel, mas quem não se identifica com a matéria no início, não estará preparado para o mercado.

A verdade é que elas são essenciais para a formação de qualidade do profissional. Para ser um bom comunicador não basta criatividade ou esforço. Sem cultura e conhecimento básico-teórico da comunicação, dificilmente o universitário alcançará grandes oportunidades na carreira.

Além disso, é importante ressaltar a importância do assunto para concursos públicos. A matéria é obrigatória em qualquer concurso na área de comunicação.

Teoria Matemática da Comunicação
Quem escolheu o curso para escapar da área de Exatas, esta teoria parece ser um soco no estômago, mas lendo, e relendo, com calma podemos observar que trata-se da base da Comunicação.

Aqui, os estudiosos ressaltam a questão do ruído na comunicação e qual a relação da informação com o desconhecimento prévio da mensagem.

Criei uma apostila super resumida sobre o assunto, para facilitar o entendimento do assunto. Ressalto que o trabalho não tem qualquer valor acadêmico ou comercial, por isso, na apostila não constam notas de rodapé ou bibliografia.

No entanto segue links e dicas de leituras para quem deseja conhecer um pouco melhor esta teoria.

LINK para minha apostila

Livros
Editora: Loyola 
Materiais para estudo
Prof. Giacommo Balbinotto Neto - UFRGS
UFF
Livro Teorias da Comunicação, Mauro Wolf
Livreto Teorias da Comunicação - Ivan Carlo Andrade de Oliveira
Apostila teorias da Comunicação

Você também vai gostar de ler

Posts indicados