quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Relações entre jornalistas e fontes

Voltando a falar sobre ética, tema que explorei no trabalho de conclusão de curso que fiz recentemente para o curso de jornalismo político, hoje vou escrever um pouco sobre as relações entre o jornalista e a fonte.

Só para relembrar, já abordei o papel social do jornalista e do jornal, a relação do jornalista e a fama e, no mês passado, escrevi sobre jornalismo democracia e denuncismo.


Em meu trabalho, escrevi que para que não exista um comprometimento do jornal com a informação, as relações de amizades com fontes, e até com outros jornalistas, devem ser criteriosas, como sugere Jorge Pedro Sousa (2001,p.37).

Deve saber que amizade, companheirismo e camaradagem, mesmo com outros jornalistas, não podem desembocar em deslealdades para com o seu jornal, em falta de espírito competitivo, em cumplicidades indesejáveis ou corporativismos ancilosados. Deve ser inteligente, ponderado e criterioso. Deve ter espírito de iniciativa e capacidade de resolver problemas e de transpor obstáculos.

De acordo com o que li, a aproximação de amizade com outras pessoas sem critérios profissionais ou equilíbrio acaba gerando  uma série problemas ao profissional, desde pequenos desentendimentos pessoais a conflitos maiores. Mas, para o jornalismo, o maior perigo é a manipulação da notícia.

Um risco dos riscos que o jornalista pode sofrer, ao se aproximar e manter relações de amizades com fontes é o de ser influenciado por ela e de tornar o jornalista limitado,contrariando o papel social da profissão. O fator de amizade entre a fonte e o jornalista não pode ser determinante para que uma notícia seja ou não divulgada. O jornalista não deve se abster de informar, mesmo que isso desagrade alguma de suas fontes. Da mesma forma, não deve, o jornalista, divulgar alguma informação somente para agradar uma de suas fontes.

Heródoto e Paulo Rodolfo destacam que uma informação oferecida pela fonte deve sempre ser checada. É uma função primária do jornalista checar a veracidade de toda informação que recebe. O profissional não deve divulgar a informação que recebeu na íntegra, acreditando veemente na fonte.

Os cuidados com a fonte devem ser ainda maiores quando se trata de políticos ou pessoas diretamente ligadas a eles. Ricardo Noblat  destaca (2002,p.61) “Ninguém no exercício do poder — seja ele de que tipo for — dá informação de graça a jornalista. Dá para agradá-lo — e para dele receber mais tarde algum agrado”.

Recomenda-se evitar qualquer tipo de amizade entre político e jornalista. Aproximações e alianças entre políticos, ou partidos, e jornais deve ser considerados abomináveis. É papel do jornalista duvidar de informações de fontes que tenham interesse pessoal no caso que apura.

Para Franklin Martins (2011, p. 54), o ideal é evitar se tornar amigo das fontes. Para ele são poucas as exceções. Segundo o jornalista, as fontes não podem ser mais importantes que a informação.

Vale lembrar que as fontes sempre defendem alguns interesses – sejam eles legítimos ou não. Para Franklin Martins (2011, p.63) “entender os interesses existentes por trás dos discursos é fundamental na cobertura política”.

Jornalista não deve ser refém da fonte
Podemos apurar, então, que o jornalista, ou o veículo de comunicação, deve ter moderação para divulgar informações baseadas em fontes políticas, em especial assessores parlamentares. Não cabe ao jornal a publicação de matérias baseadas nas informações brutas de uma dessas fontes. Jorge Pedro Sousa (2001, p.65) comenta que “As fontes tentam sempre divulgar o que lhes interessa e omitir o que não lhes interessa”.
João Simão (2007,p.23) enumera uma série de cuidados que o jornalista deve ter em relação às fontes. Dessas ponderações, para o desenvolvimento deste trabalho, é importante ressaltar que os jornalistas não devem se submeter às fontes.

O autor também ressalta que os jornalistas não devem utilizar os press-release como única fonte de informação, modificando-o em apenas alguns detalhes; ou mesmo publicá-lo na íntegra. Dessa forma, age como cooperador da fonte, nada mais que isso.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conceitos do Photoshop

Para começar a usar o Photoshop, é preciso entender alguns conceitos prévios. Em meu primeiro tutorial ensinei alguns truques básicos do programa.

Expliquei como cortar uma imagem, como aumentar ou diminuir o brilho da fotografia e como deixar a imagem menor para enviar por e-mail ou para carregar em sites sociais.

Para aprender a fazer montagens e trabalhos mais difíceis no Photoshop é preciso aprender alguns conceitos. Neste tutorial eu explico rapidamente algumas coisas que você precisa entender para fazer algumas coisas legais no programa da Adobe.

Neste novo vídeo, ensino porque existem diferentes tipos de imagem como Jpeg, Gif e PNG. Como elas influenciam na qualidade da imagem e como elas podem influenciar na edição de imagem. Também explico o conceito básico do Photoshop: trabalhar em camadas.

Diferentes tipos de imagem
O formato mais comum de imagens é o Jpeg. A imagem fica com uma boa qualidade, mas leve o suficiente para ser carregado e enviado por e-mail. O problema é que a imagem em Jpeg sempre perde um pouco de qualidade toda vez que é usada.

As imagens no formato GIF são mais usada em desenhos (vetores) porque realçam mais as diferenças de cores. Normalmente são imagens de pouca qualidade, mas é um formato que pode ser muito bem usado para desenhos.

Outra coisa importante a saber é que as imagens em JPEG são achatadas, ou seja, não têm espaços 'vazados'. Os recortes são preenchidos com um fundo, o que pode ser ruim para editar alguns conteúdos.

Arquivos no formato PNG ou TIFF são mais pesadas, mas possuem uma qualidade melhor. Em revistas, folhetos e até jornais, estes formatos são mais recomendados. Outra vantagem sobre o Jpeg é que arquivos em Tiff e PNG mantém as áreas vazadas, assim fica melhor para criar montagens e recortes.

Camadas
Para começarmos a mexer no Photoshop para fazermos montagens e recortes, precisamos conhecer o básico do programa. Ele trabalha em camadas. Ou seja, você pode trabalhar as imagens individualmente. Ao contrário de outros programas que mesclam as imagens e você acaba trabalhando como se tudo fosse uma coisa só.

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Como descobrir se o texto foi copiado da internet

No post de hoje quero dar algumas recomendações para aqueles que recebem textos, trabalhos, monografias, etc... e precisam saber se o texto é original do autor, ou se não passa de uma cópia barata - e põe barata nisso: de graça.
O meio mais comum é copiar uma parte do texto, colar no 'Google' entre aspas e pronto. Observe que colocar o texto entre aspas é fundamental para este processo. No entanto, gostaria de recomendar mais duas opções um tanto mais eficientes.

O programa Viper é uma ferramenta gratuita e que tem boa reputação. Pode ser baixado em diversos sites de downloads.

Outro programa bem completo é o Copyscape. Aqui você também tem a opção de procurar se algo foi copiado do seu site. Ou seja, você digita a URL de seu site, que o programa busca trechos dele que tenham sito copiados por outros internautas.

E a ferramenta mais comum é a utilização do Copyscape Premium. Neste caso uma assinatura é pedida. Autônomos e particulares não têm necessidade da assinatura, mas empresas, jornais e sites de grande visitação podem utilizar o programa porque certamente vão ver que vale à pena, e muuuuuuuito.

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