Sabidamente o império romano deixou um legado à humanidade em, praticamente, todas as áreas humanas. No Brasil, podemos ouvir ecos do império romano por toda parte, a começar por sermos o maior país católico do mundo, religião romana. Podemos dizer que nossas principais heranças de Roma foram a língua, o direito e o idioma.
Neste post quero apenas lembrar que a Comunicação atual também tem uma estreita ligação com os romanos. A começar, como já sitado, pela língua.
O português, como se sabe, é originário do Latim. Outros idiomas falados por milhões de pessoas hoje, de origem latina são o espanhol, francês, catalão, romeno e italiano, é claro. Ainda existem inúmeros dialetos europeus que se originaram do Latim.
Mesmo o inglês, mesmo não sendo de origem romana, tem grande influência do latim, pois, aproximadamente 60% das palavras em inglês são de origem latina.
Do sistema romano, originou-se o alfabeto que conhecemos hoje, o mais utilizado no mundo.Com a normatização do alfabeto romano, a comunicação deu um salto de desenvolvimento. Facilitou a comunicação entre oficiais, entre as autoridades e o povo e até mesmo entre povos de diferentes idiomas.
Por fim, podemos lembrar que os primeiros modelos de jornais que conhecemos hoje foram criados em Roma. Costuma-se citar A ACTA DIURNA como o primeiro jornal, ou pelo menos periódico, da história, datado de 59 a.C.
ACTA DIURNA era um instrumento de Júlio César para divulgar os principais eventos políticos e sociais aos romanos. O Estado nomeava os "actuarii" para escreverem no periódico, principalmente, matérias de guerras, sentenças judiciais, óbitos, nascimentos e até casamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário