sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prova de concurso da Eletronorte

Para aqueles que se preparam para concurso público, segue uma prova da Eletronorte de Jornalismo. São dois links separados. Um para a prova e outro para o gabarito.

Subi a prova com todas as questões, inclusive de conhecimentos gerais (língua portuguesa, inglês...). Bom estudos!

Para o mais cauteloso, saiba que não há perigo de vírus porque você não precisa dar download de nada. Você será direcionado para o popular site Scribd e poderá ler a prova no próprio site, embora seja possível fazer o download, se preferir.

PROVA
GABARITO

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Influências romanas na Comunicação moderna

Sabidamente o império romano deixou um legado à humanidade em, praticamente, todas as áreas humanas. No Brasil, podemos ouvir ecos do império romano por toda parte, a começar por sermos o maior país católico do mundo, religião romana. Podemos dizer que nossas principais heranças de Roma foram a língua, o direito e o idioma.

Neste post quero apenas lembrar que a Comunicação atual também tem uma estreita ligação com os romanos. A começar, como já sitado, pela língua.

O português, como se sabe, é originário do Latim. Outros idiomas falados por milhões de pessoas hoje, de origem latina são o espanhol, francês, catalão, romeno e italiano, é claro. Ainda existem inúmeros dialetos europeus que se originaram do Latim.

Mesmo o inglês, mesmo não sendo de origem romana, tem grande influência do latim, pois, aproximadamente 60% das palavras em inglês são de origem latina.

Do sistema romano, originou-se o alfabeto que conhecemos hoje, o mais utilizado no mundo.Com a normatização do alfabeto romano, a comunicação deu um salto de desenvolvimento. Facilitou a comunicação entre oficiais, entre as autoridades e o povo e até mesmo entre povos de diferentes idiomas.

Por fim, podemos lembrar que os primeiros modelos de jornais que conhecemos hoje foram criados em Roma. Costuma-se citar A ACTA DIURNA como o primeiro jornal, ou pelo menos periódico, da história, datado de 59 a.C.

ACTA DIURNA era um instrumento de Júlio César para divulgar os principais eventos políticos e sociais aos romanos. O Estado nomeava os "actuarii" para escreverem no periódico, principalmente, matérias de guerras, sentenças judiciais, óbitos, nascimentos e até casamentos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Provas de Comunicação

Segue uma das provas de concurso público que fiz recentemente. Ainda lamento profundamente não ter passado. Foi uma chance de ouro. Trata-se da prova para ECT - Empresa de Comunicação e Telégrafos.

São dois arquivos. O primeiro é a prova e o segundo é o gabarito. Segue apenas os testes de conhecimento específicos.

Link para a prova
Link para o gabarito

Você também vai gostar de ler

Posts indicados