segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Introdução à comunicação


O termo comunicar tem origem do latim e significa “colocar em comum”, “ser comum”, trazendo a idéia de comunidade, daí podemos entender o processo de comunicação significar a transmissão de algum tipo de informação. Para a maioria dos estudiosos, para existir a comunicação é necessário que haja uma mensagem a ser emitida, transmitida, recebida e percebida. Portanto, o simples fato de emitir uma mensagem não significa a existência da comunicação. Neste contexto, a mensagem da comunicação é a informação emitida, é o sinal, ou seja, o signo.

A comunicação humana vai muito além do mundo das palavras, ela é a troca de significações por signos de forma compreensível, por esta razão podemos entender que a comunicação dos seres humanos compreende a linguagem.

Para o professor João Batista Perles,Faculdade de Selvíria (FAZ)-MS, são três os pilares da comunicação humana: a linguagem, a cultura e a tecnologia. Estes três elementos são fundamentais para entendermos o conceito de comunicação. A linguagem, segundo o professor, a linguagem é o que abriu caminho para a cognição, transformando a maneira do homem enxergar o seu mundo. A cultura e a tecnologia é o que diferencia o olhar sob diferentes aspectos geográficos e temporais.

O estudioso David K. Berlo, entende que a comunicação na verdade é um processo, por estar em constante transformação. “Se aceitarmos o conceito de processo, veremos os acontecimento e as relações como dinâmicas e as relações como dinâmicas, sempre em evolução”.

O estudo sobre comunicação e suas teorias é bem complexo e inúmeros trabalhos abordam o assunto de forma profunda. Por ser um assunto longo, e complexo, hoje ficaremos por aqui. Ao fim, teremos uma apostila mais detalhada.

Material de estudo:

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Glossário de Jornalismo

Ótimo trabalho de Maria Rosane Ribeiro e Maria Cláudia Ribeiro, reunindo os principais termos utilizados no jornalismo, seja no impresso ou nas novas mídias.

Não pode faltar a nenhum estudante, professor, profissional da área.

Segue LINK:

Glossário do Jornalismo

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Teoria Matemática da Informação

Para muitos estudantes que ingressam nas universidades de Jornalismo ou Publicidade, estudar as teorias de comunicação parece ser a parte mais chata do curso. Conhecer as Teorias da Comunicação logo nos primeiros semestres pode parecer cruel, mas quem não se identifica com a matéria no início, não estará preparado para o mercado.

A verdade é que elas são essenciais para a formação de qualidade do profissional. Para ser um bom comunicador não basta criatividade ou esforço. Sem cultura e conhecimento básico-teórico da comunicação, dificilmente o universitário alcançará grandes oportunidades na carreira.

Além disso, é importante ressaltar a importância do assunto para concursos públicos. A matéria é obrigatória em qualquer concurso na área de comunicação.

Teoria Matemática da Comunicação
Quem escolheu o curso para escapar da área de Exatas, esta teoria parece ser um soco no estômago, mas lendo, e relendo, com calma podemos observar que trata-se da base da Comunicação.

Aqui, os estudiosos ressaltam a questão do ruído na comunicação e qual a relação da informação com o desconhecimento prévio da mensagem.

Criei uma apostila super resumida sobre o assunto, para facilitar o entendimento do assunto. Ressalto que o trabalho não tem qualquer valor acadêmico ou comercial, por isso, na apostila não constam notas de rodapé ou bibliografia.

No entanto segue links e dicas de leituras para quem deseja conhecer um pouco melhor esta teoria.

LINK para minha apostila

Livros
Editora: Loyola 
Materiais para estudo
Prof. Giacommo Balbinotto Neto - UFRGS
UFF
Livro Teorias da Comunicação, Mauro Wolf
Livreto Teorias da Comunicação - Ivan Carlo Andrade de Oliveira
Apostila teorias da Comunicação

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Concurso Público

Para quem deseja passar em concurso público, vai aí uma dica nesta semana. O Conselho Reginal de Medicina Veterinária do Estado da Bahia abriu concurso público com vaga de cadastro reserva para analista de comunicação.

São 8 horas diárias com salário de R$ 2723,05 para atuar na cidade de Salvador. É preciso dilpoma de nível superior em Comunicação Social. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de setembro de 2011 e a taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Para conferir matéria na íntegra (no site da organizadora QUADRIX) e baixar o Edital, CLIQUE AQUI


domingo, 4 de setembro de 2011

Primórdios da Comunicação


O objetivo deste novo blog é auxiliar profissionais, acadêmicos e interessados pela área da Comunicação com estudos, levantamentos e informações da área.

Professores e mestres poderão procurar materiais e informações, e até mesmo levantar questionamentos e auxiliar na formação deste canal.

Alunos encontrarão artigos, explicações e apostilas para melhor compreensão sobre os assuntos abordados na área acadêmica.

Mesmo que não atua na área da Comunicação, com certeza, encontrará muita utilidade neste blog, levando em considerção que independente da profissão ou do meio social, hoje, a comunicação é indispensável na vida dos homens.

Para começar vamos fazer uma apresentação sobre o que podemos entender por comunicação.

Baixe apostilas sobre o assunto
Neste link, acesse minha apresentação sobre o assunto
Link para apostila sobre a comunicação humana


O que é comunicação?
A definição de comunicação é complexa e envolve estudos há décadas. Na verdade, desde a Grécia antiga a comunicação é estudada como foma de persuasão. Filósofos gregos desenvolveram técnicas de comunicação através da filosofia.

Vale lembrar que a comunicação não é um privilégio humano. Os animais também se comunicam, seja para acasalar, encontrar comida ou avisar sobre o perigo eminente.

Podemos entender comunicação como um processo de transmissão de informações, no qual existe um emissor e um receptor. A informação, mensagem, é transmitida sempre através de um canal e um meio.

Mais para frente entenderemos melhor as Teorias da Comunicação. Aqui, vamos apenas apresentar o que podemos entender por "comunicação".

Você também vai gostar de ler

Posts indicados